Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139000
Title: Efeito dos atributos químicos do solo em depressões e desprendimento de placas nas cascas em indivíduos de Copaifera reticulata Ducke em uma floresta manejada em Mojú - Pará.
Authors: PIRES, H. C. G.
LAMEIRA, O. A.
CORDEIRO, I. M. C. C.
ALBUQUERQUE, G. D. P.
NUNES, R. de C.
ABREU, L. C. P. C. de
Affiliation: HELAINE CRISTINE GONÇALVES PIRES, UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; IRACEMA MARIA CASTRO COIMBRA CORDEIRO, Fazenda Agroecológica São Roque; GERSON DIEGO PAMPLONA ALBUQUERQUE, UFRA; RAYANE DE CASTRO NUNES, UFRA; LUIZ CARLOS PANTOJA CHUVA DE ABREU, UFRA.
Date Issued: 2021
Citation: In: SILVA-MATOS, R. R. S. da; LOPES, J. M.; SILVA, T. F. (org.). Desafios e impactos das ciências agrárias no Brasil e no mundo 2. Ponta Grossa: Atena, 2021.
Pages: Cap. 6, p. 58-67.
Description: A caracterização de espécies contribui para melhor identificar, sistematizar e classificar os seres vivos e determina diferenças entre e dentre as espécies para melhor serem aproveitadas e conservadas. Neste sentido, o trabalho objetivou avaliar o efeito dos atributos químicos do solo em depressões e desprendimento de placas nas cascas em indivíduos de Copaifera reticulata Ducke, em uma floresta manejada, em Mojú, Pará. Foram selecionados dez indivíduos de copaíba e realizadas três coletas de solo durante o mês de julho de 2014. A caracterização química das amostras foi realizada no Laboratório de Análise Químicas de Solo da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará. As variáveis analisadas nas amostras foram: Matéria orgânica (MO) (g/kg), pH da água, Fósforo (P), Potássio (K), Sódio (Na) Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Acidez potencial (H + Al). A análise verificou quais as variáveis do solo diferem significativamente em função dos indivíduos com presença de depressões e desprendimento de placas ao longo das cascas. Foi utilizado o teste t de Student para comparação de médias, por meio da ANOVA hierarquizada, ao nível de significância de 0,05 (p<0.05). Os dados foram analisados no sistema Microsoft Excel e o programa estatístico Statistic Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados apontaram que 80% dos indivíduos verificados obtiveram depressões e desprendimento de placas nas cascas. As depressões presentes nas cascas foram influenciadas significativamente pelas variáveis MO (g/kg), pH (água) e K. Para a variável desprendimento de placas diferiu significativamente quando analisadas as variáveis Ca + Mg e Acidez potencial (H + Al). O estudo concluiu que a presença de depressões e desprendimento de placas nas cascas em copaibeiras foram influenciadas pelos atributos químicos do solo em área de floresta manejada, o que serve de base para identificação e caracterização de indivíduos dentro da espécie.
Thesagro: Copaíba
Matéria Orgânica
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
efeitosDosAtributosQuimicos.pdf5,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace