Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1153561
Title: Produtividade da parte aérea de mandiocas cacau em diferentes épocas de colheita.
Authors: PEDRI, E. C. M. de
CARDOSO, E. dos S.
HOOGERHEIDE, E. S. S.
ROSSI, A. A. B.
Affiliation: ELIANE CRISTINA MORENO DE PEDRI, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; ELISA DOS SANTOS CARDOSO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; ANA APARECIDA BANDINI ROSSI, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.
Date Issued: 2019
Citation: In: SEMINÁRIO DE BIODIVERSIDADE E AGROECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS: BIODIVERSIDADE E A INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NOS AGROECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS, 7., 2019, Alta Floresta, MT. Anais... Alta Floresta, MT: PPGBioAgro, 2019. não paginado.
Description: Mandioca (Manihot esculenta Crantz) desempenha importante papel na alimentação humana e animal. Suas raízes tuberosas é o principal produto econômico, porém a parte aérea é utilizada na produção de silagem para alimentação animal. Objetivou-se neste estudo avaliar a produtividade da parte aérea (PPA) de três etnovariedades de mandiocas cacau (Cacau branca, Cacau roxa e Cacau amarela), cultivadas no município de Alta Floresta, MT, em quatro épocas de colheita (seis (março/2017), oito (maio/2017), dez (julho/2017) e doze (setembro/2017) meses pós-plantio). Foram avaliadas 24 plantas de cada etnovariedade em cada época de colheita. A variável Peso da Parte Aérea (PPA) (t ha-1) foi obtida pela pesagem do caule, das folhas e dos pecíolos, com auxílio de balança industrial. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância (ANOVA). Para o fator época de colheita foram ajustadas regressões polinomiais, sendo que, a escolha do modelo foi feita com base no maior valor do coeficiente de determinação (R2). As análises foram realizadas com o programa SISVAR. A época de colheita influenciou significativamente, a 5% de probabilidade, a variável PPA nas três etnovariedades de mandiocas cacau avaliadas. Observa-se efeito quadrático decrescente para a característica PPA em função das quatro épocas de colheita, para as três etnovariedades, indicando que o comportamento desta característica pode ter sido influenciado pelas condições climáticas, visto que as maiores médias de PPA foram obtidas aos seis meses (março/2017), período de colheita em que foi observada a maior precipitação média (269 mm) e temperaturas mínimas de 22 °C. A época de colheita influencia a produtividade da parte aérea das mandiocas cacau avaliadas nas condições edafoclimáticas do município de Alta Floresta, MT, sendo que a maior média de produção foi observada aos seis meses pós-plantio. As três etnovariedades de mandiocas cacau podem ser exploradas e indicadas para cultivos que visam à utilização de massa verde na alimentação animal.
Thesagro: Variedade
Produtividade
Mandioca
Época de Colheita
Manihot Esculenta
Raiz Tuberosa
NAL Thesaurus: Cassava
Keywords: Variabilidade Genética
Etnovariedade
Manihot esculenta Crantz
Mandioca Cacau
Mandioca Cacau branca
Mandioca Cacau Roxa
Mandioca Cacau Amarela
Alta Floresta-MT
Edafoclimática
ISSN: 2358-5978
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace