Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157456
Title: Qualidade da farinha de mandioca produzida em unidade de fabricação semiartesanal na Regional do Juruá.
Authors: PEREIRA, A. M.
ALVARES, V. de S.
SOUZA, J. M. L. de
LAMBERTUCCI, D. M.
BARRETO, G. U. dos S.
Affiliation: ALEXON MARTINS PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; DANIEL MOREIRA LAMBERTUCCI, CPAF-AC; GEAN UADSON DOS SANTOS BARRETO, INSTITUTO FEDERAL DO ACRE.
Date Issued: 2023
Citation: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 5., 2022, Rio Branco, AC. O papel da tecnologia agrícola na segurança alimentar: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2023.
Pages: p. 33-43.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de uma unidade de fabricação semiartesanal de farinha de mandioca no município de Mâncio Lima, Acre, quanto à adequação aos padrões de classificação exigidos para o produto. Farinhas foram produzidas em dois tipos de unidades de fabricação, semiartesanal e artesanal, em seis datas de processamento (outubro/2021, novembro/2021, dezembro/2021, abril/2022, maio/2022 e junho/2022) e analisadas em relação à umidade, cinzas, extrato etéreo, proteína bruta total, fibra bruta total, teor de amido, acidez total titulável, atividade de água e cor instrumental, além de classificadas. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 6, sendo dois tipos de unidades de fabricação e seis datas de processamento, com cinco repetições. A acidez oficial da farinha diferiu em apenas uma data de processamento, sendo considerada baixa e alta nas casas de farinha semiartesanal e artesanal, respectivamente, podendo ter sido influenciada pela presença do número de prensas. O teor de umidade foi predominantemente maior nas farinhas produzidas na casa de farinha artesanal do que na semiartesanal, provavelmente devido às temperaturas dos fornos. Houve variação na homogeneidade da cor, ressaltando-se a importância do processamento para a qualidade da farinha, independente do tipo de estrutura de produção. A unidade de fabricação semiartesanal produz uma farinha de mandioca com classificação semelhante à da casa de farinha artesanal, sem influenciar no teor de cinzas e fibra bruta do produto.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Farinha
Qualidade
NAL Thesaurus: Cassava flour
Food quality
Keywords: Harina de yuca
Calidad de los alimentos
Casa de farinha
Mâncio Lima (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 5).
Notes: Editores técnicos: Rodrigo Souza Santos; Fabiano Marçal Estanislau.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27532.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace