Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178404
Title: Fitossociologia e uso múltiplo de espécies arbóreas em um sistema agroflorestal periurbano implementado sob bases agroecológicas.
Authors: FERNANDES, S. S. L.
CARNEIRO, L. F.
FROES, C. Q.
FIGUEIREDO, F. G.
PADOVAN, M. P.
Affiliation: SHALINE SÉFARA LOPES FERNANDES, DOUTORANDA EM RECURSOS NATURAIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL, DOURADOS-MS; LEANDRO FLÁVIO CARNEIRO, PROFESSOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, JATAÍ-GO.; CAROLINE QUINHONES FROES, MESTRANDA EM BIOLOGIA GERAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; FABRÍCIO GOMES FIGUEIREDO, ACADÊMICO DE GESTÃO AMBIENTAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; MILTON PARRON PADOVAN, CPAO.
Date Issued: 2013
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
Description: A concepção de sistemas agroflorestais (SAFs) que viabilize a segurança alimentar, geração de renda e recuperação ambiental, constitui-se num importante desafio aos agricultores. A partir da experiência de uma Unidade-referência, desenvolveu-se este trabalho com os objetivos de conhecer a estrutura fitossociológica e o potencial de uso das espécies arbóreas em um SAF periurbano, situado em Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, visando contribuir para o conhecimento desses agroecossistemas, fornecer subsídios para a concepção de novos SAFs destinados à produção de alimentos e geração de renda aos agricultores familiares da região, bem como para recuperação ambiental. No estudo fitossociológico, as espécies arbóreas e arbustivas existentes no agroecossistema foram identificadas. Posteriormente, foram classificadas quanto ao uso múltiplo, baseando-se em informações contidas em literaturas especializadas. No estudo fitossociológico foram identificados 36 espécies, pertencentes a 26 gêneros e 17 famílias. As espécies que apresentaram maiores valores de DR, FR, Dor, VI e VC foram a pupunha, limão-taiti, banana, pinhão, mixiriquinha. O índice de diversidade de Shannon foi de 1,12, refletindo baixa diversidade florística, sendo comprovado pelo índice de Equabilidade (0,31), indicando a presença de espécies dominantes no sistema. Quanto às categorias de uso, 83,3% das espécies amostradas são potenciais para uso alimentício, 38,9% de uso medicinal, 19,4% úteis para moirões e cercas, 13,9% para construção, e 5,6% úteis para cabo de ferramentas, lenha e móveis. A diversidade de espécies no SAF é baixa devido à priorização da pupunha e limão-taiti para a comercialização. No entanto, a maioria das espécies arbóreas é frutífera e pode ser utilizada para consumo próprio, comercialização in natura, bem como para confecção de doces, geleias e conservas, possibilitando outras formas de renda para o produtor.
Thesagro: Espécie Nativa
Keywords: Sistemas Agroflorestais (SAFs)
Notes: Publicação original em CD-Rom.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
155.pdf142.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace