Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12788
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TAMBASCO, F. J.
Additional Information: FERNANDO JUNQUEIRA TAMBASCO, EMBRAPA-CNPMA.
Title: Introdução e criação de Pediobius furvus (Hym. Eulophidae) proveniente de Nairobi, Kenia, usando diferentes hospedeiros.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
Pages: p.120
Language: pt_BR
Keywords: Pediobius furvus
Parasitóide.
Description: O parasitóide P. furvus proveniente da Friaca já foi utilizado com sucesso como agente de controle biológico de pupas de Diatraea saccharalis no sul dos Estados Unidos. Em decorrência disto a COPERSUCAR solicitou a introdução deste inseto para complementar o programa de controle biológico desta praga. Recebemos duas remessas de P. Furvos provenientes de pupas de Chilo partelus e uma remessa proveniente de pupas de Sesamia sp., das quais emergiram sob condições arentenárias insetos saudáveis. Nas duas primeiras remessas foram usadas como hospedeiros pupas de D. saccharalis de diferentes idades oferecidas em colmo de cana-de-acucar, livres em placas de petri e presas em papelao corrugado. Tambem foi oferecido pupas de Anticarsia gemmatalis. Em nenhuma destas tentativas houve sucesso no parasitismo. Na ultima remessa foi oferecido os seguintes hospedeiros: 3.045 pupas de D. saccharalis oferecidas a emergência de adultos foi quase total. Em dissecações realizadas foram encontradas larvas do parasitóide já desenvolvidas e mortas, além de pequenas larvas encapsuladas e mortas ainda no inicio do desenvolvimento. Esta dificuldade de P. furvus parasitar D. saccharalis sugere a existência de uma variação genética de populações nestes parasitóides, existindo ainda a possibilidade de encontrar biotipos mais eficientes para D. saccharalis em outras regiões da África.
Thesagro: Diatraea Saccharalis.
Data Created: 1998-04-02
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997PL045TambascoIntroducao3383.PDF859.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace