Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/131892
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2002
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAUJO, G. G. L. de
HOLANDA JUNIOR, E. V.
SOUTO, J. C. R.
ARAUJO, F. P. de
CAVALCANTI, J.
Additional Information: GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; EVANDRO VASCONCELOS HOLANDA JUNIOR, CPATSA; JÚLIO CÉZAR RODRIGUES SOUTO, Bolsista CAPES; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; JOSIAS CAVALCANTE, CPATSA.
Title: Custo e comparação econômica de dietas contendo diferentes níveis feno de erva sal Atriplex nummularia Lindl. para ovinos.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 39., 2002, Recife. Anais... Recife: SBZ: UFRPE, 2002.
Language: pt_BR
Keywords: Erva sal
Benefício
Atriplex nummmularia
Semi-Árido
Semi-Arid region.
Description: Este trabalho estimou os custos e a relação benefício/custo de dietas para engorda de ovinos em confinamento contendo diferentes percentuais de feno de Erva Sal. Foram utilizadas informações de ganho de peso, obtidas em um experimento realizado no Laboratório de Produção Animal da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina-PE, com 20 carneiros sem padrão racial definido e de peso vivo médio inicial de 23 kg. Os animais foram submetidos a um delineamento experimental inteiramente casualizado e alimentados, ad libitum, em gaiolas de metabolismo com rações contendo níveis crescente de feno de Erva Sal: 38,29%, 52,55%, 64,57%, 74,85% e 83,72%; combinadas com melancia forrageira e raspas de mandioca + 5% de uréia. A dieta contendo 38,29% de feno de Erva Sal foi a de maior custo por quilo e a que possibilitou o maior ganho de peso vivo total. A dieta com 83,72% foi a de menor custo por kg, porém possibilitou o menor ganho de peso vivo total e a pior relação benefício/custo. A dieta contendo 64,57% de feno permitiu ganho de peso intermediário, mas foi a com melhor relação benefício/custo. As relações benefício/custo encontradas permitem dizer que o feno de Erva Sal pode ser uma alternativa de forragem viável economicamente para alimentar carneiros em confinamento. A escolha do percentual de feno nas dietas depende dos preços de mercado dos insumos.
Thesagro: Produção animal
Ovino
Custo
Forragem
Ganho de Peso.
NAL Thesaurus: Animal production
economics
forage
sheep
yields.
Data Created: 2002-08-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB149.pdf29,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace