Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/132488
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1999
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOPES, P. R. C.
ANJOS, J. B. dos
SILVA, A. de S.
SILVA, M. S. L. da
Additional Information: PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA; JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA; ADERALDO DE SOUZA SILVA, CPATSA.
Title: Cultivo minimo em sistemas de captacao de agua de chuva " in situ".
Publisher: In: CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE SISTEMAS DE CAPTACAO DE AGUA DE CHUVA, 9.,1999, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Arido; Singapura: IRCSA, 1999.
Language: pt_BR
Notes: Editado por Johann Gnadlinger, Everaldo Rocha Porto, Eduardo Assis Menezes, Paulo Roberto Coelho Lopes, Ines Rieder.
Keywords: Agua de chuva
Captacao in situ
Minimum cultivation
Rainwater
Catchment systems
Natural resource.
Description: O efeito do manejo de restos culturais, aliado à técnica de captação de água de chuva in situ foram avaliados na cultura do milho (Zea mays L.) em condições de sequeiro. O sistema decaptação de água de chuva in situ utilizado foi o Guimarães Duque, com as seguintes combinações, que constituíram os tratamentos: T1. Testemunha (sistema de captação sem refazeilo a cada ano, retirando os restos culturais da superfície do solo depois da colheita); T2. Refazer o sistema de captação a cada ano e retirar os restos culturais da superfície do solo; T3. Refazer o sistema de captação a cada ano e incorporar os restos culturais na linha de plantio; T4. Refazer o sistema de captação a cada ano, plantar mucuna preta para adubação verde e incorporar na linha de plantio junto com os restos culturais; e T5. Não refazer o sistema de captação a cada ano, plantar mucuna preta para adubação verde e deixar os restos culturais sobre a superfície do solo. Os tratamentos onde os restos culturais foram mantidos como cobertura morta ou incorporados na linha de plantio (T5, T4 e T3) apresentaram as maiores produtividades, porém não diferiram estatisticamente entre si. No entanto estes diferiram significativamente daqueles nos quais os restos culturais foram retirados da superfície do solo após a colheita (T1 e T2).
Thesagro: Recurso natural
Cultivo Mínimo.
Data Created: 1999-07-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
auloRoberto.pdf139,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace