Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133588
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREITAS, B. M.
RIBEIRO, M. de F.
GUIMARÃES, M. de O.
PACHECO, W. F.
MILFONT, M. de O.
NEPOMUCENO, R. C.
Additional Information: MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA.
Title: Atividade externa e coleta de recursos em ninhos naturais por campeiras da abelha canudo Scaptotrigona bipunctata (Hymenoptera, Apidae, Meliponini).
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp: SBZ, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Abelha sem ferrão
Atividade externa
Coleta de recursos
Abelha canudo
Scaptotrigona bipunctata.
Description: O objetivo desse trabalho foi investigar a atividade externa e a coleta de recursos por campeiras da abelha canudo (Scaptotrigona bipunctata), a partir de dois ninhos naturais. O estudo foi conduzido no Setor de Apicultura do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal do Ceará, durante os meses de novembro de 2006 à março de 2007, uma vez por semana, com intervalos regulares de sete dias. A entrada da colônia foi bloqueada com uma pequena esponja e as operárias coletadas com o auxílio de sugadores de insetos, e analisadas se carregavam pólen, resina ou nenhum recurso visível, provavelmente néctar ou água no papo. Os resultados mostraram que a coleta de pólen e néctar ou água se concentrou cedo da manhã, enquanto que a coleta de resina ocorreu igualmente ao longo do dia. Conclui-se que as abelhas canudo concentram suas atividades pela manhã, e evitam forragear nas horas mais quentes do dia, provavelmente coletando água nestes horários para reduzir a temperatura interna do ninho.
Thesagro: Ninho
Abelha.
Data Created: 2007-09-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1429.pdf47,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace