Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/134447
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Dez-2001
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ARAUJO, F. P. de
SANTOS, C. A. F.
PORTO, E. R.
Informaçães Adicionais: FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; EVERALDO ROCHA PORTO, CPATSA.
Título: Avaliacao de plantas matrizes de umbuzeiro em condicoes irrigadas para fornecimento de propagulos vegetativos.
Edição: 2001
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO DE AGUA DE CHUVA NO SEMI-ÁRIDO, 3.,2001, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Embrapa Algodão: Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2001.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Umbu
Propagacao
Enxertia
Spondias tuberosa
Propagation
Grafting
Conteúdo: Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de plantas matrizes de umbuzeiro, para o fornecimento de propagulos vegetativos, foi conduzido um experimento em condicoes irrigadas, no Campo Experimental de Bebedouro pertencente a Embrapa Semi-Arido em Petrolina-PE. O experimento foi instalado no mes de fevereiro de 1999. O delineamento utilizado foi em blocos ao acaso com quatro tratamentos, em dois metodos de enxertia por garfagem (fenda cheia e a inglesa simples): um de borbulhia ("T" invertido) e outro de mudas propagadas por estaquia. Os garfos e as estacas usadas no experimento foram provenientes de plantas que corresponde a um clone de umbu gigante, selecionado para maior tamanho de fruto. As variaveis observadas foram altura de plantas, diametro e comprimento dos ramos. A formacao do matrizeiro pode ser feito atraves dos tres processos de enxertia empregado, pois os mesmos nao apresentaram diferencas significativas entre si, para as variaveis estudadas. A estaquia pode ser realizada, na ausencia de disponibilidade de mudas propagadas por enxertia, levando-se em consideracao a variabilidade genetica das plantas e a disponibilidade de estacas com espessura impropria para a realizacao de enxertia. Devido ao bom desenvolvimento e o vigor das plantas matrizes aos 18 meses, ja foi possivel a realizacao da retirada de garfos.
Thesagro: Umbu
Ano de Publicação: 2001
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB964.pdf303,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace