Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13810
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2004
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FONTES, E. M. G.
CAPALBO, D. M. F.
PIRES, C. S. S.
SUJII, E. R.
HILBECK, A.
ANDOW, D.
Additional Information: ELIANA MARIA GOUVEIA FONTES, CENARGEN; DEISE MARIA FONTANA CAPALBO, CNPMA; CARMEN SILVIA SOARES PIRES, CENARGEN; EDISON RYOITI SUJII, CENARGEN; ANA HILBECK, Instituto Federal Suíço de Tecnologia; DAVID ANDOW, University of Minesotta.
Title: Ferramentas científicas para a análise de riscos de plantas transgênicas: o projeto GMO guidelines e o algodão Bt.
Publisher: Separata de: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 20., 2004, Gramado. Resumos... Gramado: Sociedade Entomológica do Brasil, 2004. p. 146.
Language: pt_BR
Description: A biodiversidade de um agroecossistema é importante para o agricultor pois ela influencia funções do ecossistema vitais para a produção agrícola, para a vida Silvestre e o ambiente ao redor. Uma metodologia de análise de risco ambiental de plantas transgênicas à biodiversidade está sendo desenvolvida no escopo do Projeto GMO Guidelines e visa a desenvolver metodologias claras, conclusivas, cientificamente fundamentadas e aceitas internacionalmente para avaliação dos possíveis riscos ecológicos oriundos do plantio de transgênicos. Serão apresentados os resultados do workshop deste projeto realizado em Brasília, tendo como estudo de caso do Algodão Bt. A produção de algodão apresenta alguns sérios desafios a biossegurança. Grande quantidade de pesticides é aplicada nos campos de algodão, resultando em contaminação ambiental e envenenamento de agricultores. Variedades resistentes a insetos poderiam contribuir para reduzir estes riscos, desde que outros novos riscos que poderiam vir associados a variedades transgênicos fossem mínimos. Um número de artrópodes, plantas daninhas e microbios é encontrado nos campos de algodão levantando a questão dos potenciais efeitos adversos a organismos não-alvo. Três espécies do gênero Gossypium ocorrem no Brasil, todas alotetraplóides e sexualmente compatíveis entre si. Estas espécies podem occurer também na forma feral, raças locais ou em fundos de quintal. Partes da area de distribuição natural destas espécies estão sendo substituídas pelo plantio do algodão herbáceo, e o fluxo de genes a partir de novas variedades convencionais ou transgênicas pode colocar em risco a preservação em longo prazo da diversidade genetica destas espécies. Estas questões serão apresentadas e discutidas.
Thesagro: Biodiversidade
Organismo Transgênico.
Data Created: 2006-10-18
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004SP09Capalboferramentas6564.pdf164,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace