Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/138571
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2000
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALCANTI, N. de B.
RESENDE, G. M. de
ARAUJO, F. P. de
REIS, E. M.
BRITO, L. T. de L.
OLIVEIRA, C. A. V.
Additional Information: NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; ELIAS MOURA REIS, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; CARLOS ALBERTO VASCONCELOS OLIVEIRA, CPATSA.
Title: Fruto do imbuzeiro: alternativa de renda em períodos de seca para pequenos agricultores na região semi-árida do Estado da Bahia.
Publisher: In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 10.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 38., 2000, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Campinas: UNICAMP; Auburn: IRSA; BrasÍIia, DF: SOBER, 2000.
Language: pt_BR
Keywords: Imbu
Umbuzeiro
Planta nativa
Subsistência.
Description: As altas produções alcançadas pelo imbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) constituem-se numa fonte de renda e de absorção de mão-de-obra para muitas famílias rurais, que na época da safra, realizam a colheita dos frutos e os vendem para consumo "in natura" ou na forma de doces. A incrementação do cultivo dessa planta, de forma a ter uma exploração sistemática, proporcionaria aos pequenos agricultores, maior renda e tranqüilidade, diante das incertezas das safras agrícolas prejudicadas pelas irregularidades das chuvas que ocorrem na região. O objetivo deste estudo foi verificar a participação do extrativismo do fruto do imbuzeiro na absorção de mão-de-obra e geração de renda para os pequenos agricultores de 8 comunidades localizadas na região semi-árida do Estado da Bahia nas safras de 1997 a 1999. Foram acompanhados 1.610 agricultores que participaram da colheita de imbu. Os resultados obtidos demonstraram que, em média 84,68% das famílias das comunidades tinham pessoas que participaram do extrativismo do fruto do imbuzeiro. O tempo de dedicação à colheita foi em média de 60,37 dias e a renda média obtida por cada agricultor foi de R$ 267,97. Pode-se concluir que o extrativismo do fruto do imbuzeiro é responsável pela maior absorção de mão-de- obra e geração de renda para maioria das famílias de pequenos agricultores da região semi-árida do Estado da Bahia nos meses de janeiro a março e a principal fonte de renda para os agricultores nesse período.
Thesagro: Umbu
Agricultura Familiar.
Data Created: 2008-03-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1721.pdf178,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace