Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15439
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 22-Mai-2007
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: VIEIRA, R. F.
TANAKA, R.
TSAI, S. M.
PEREZ, D. V.
SILVA, C. M. M. de S.
Informaçães Adicionais: ROSANA FARIA VIEIRA, CNPMA; Roberto Tetsuo Tanaka, Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Grãos e Fibras; Siu Mui Tsai, Universidade de São Paulo, Centro de Energia Nuclear na Agricultura; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; Célia Maria Maganhotto de Sousa Silva, Embrapa Meio Ambiente.
Título: Disponibilidade de nutrientes no solo, qualidade de grãos e produtividade da soja em solo adubado com lodo de esgoto.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 40, n.9, p. 919-926, set. 2005.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Lodo de esgoto
Efeito
Mineralização de nitrogênio
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito direto e residual da adubação com lodo de esgoto, como fonte de P, na produtividade da soja, na qualidade dos grãos para consumo humano e no potencial de lixiviação do nitrato. O experimento foi realizado no campo e constituiu-se dos seguintes tratamentos: ausência de adubação química e de lodo; adubação química completa; soja com inoculação mais dose zero de lodo; soja com inoculação mais 1,5 t ha-1 de lodo; soja com inoculação mais 3 t ha-1 de lodo; soja com inoculação mais 6 t ha-1 de lodo; e soja com inoculação mais adubação química, exceto a nitrogenada. As maiores produtividades de soja, tanto no primeiro como no segundo ano agrícola, foram obtidas nas duas maiores doses de lodo. Os teores de vários elementos nos grãos de soja, nos tratamentos com lodo, não diferiram, significativamente, daqueles obtidos nos tratamentos testemunha ou com adubação mineral. Perdas de NO3- para o ambiente podem ocorrer, principalmente no período inicial do ciclo da cultura.
Thesagro: Adubo de esgoto
Fertilizante
Fósforo
Metal pesado
Fertilidade do solo
Mineralização
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AP020.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace