Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154648
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 11-Mar-2008
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: DUDA, G. P.
ALMEIDA, D. L. de
GUERRA, J. G. M.
MENDES, A. M. S.
Informaçães Adicionais: GUSTAVO PEREIRA DUDA; DEJAIR LOPES DE ALMEIDA; JOSÉ GUILHERME MARINHO GUERRA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.
Título: Caracterização de fósforo e carbono orgânico em solos cultivados com diversas culturas em sistema de produção agroecológica.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: Revista Científica Rural, Bagé, v. 11, n. 2, p. 24-32, 2006.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Adubação orgânica
Agroecologia.
Conteúdo: Neste trabalho, caracterizou-se o fósforo orgânico (Po) e o carbono orgânico (CO) em áreas cultivadas com diversas culturas sob sistema de produção agroecológico, em dois solos de diferentes características no estado do Rio de Janeiro. Para a caracterização química das glebas, amostras de solo foram coletadas a uma profundidade de O a 20 em em 30 glebas cobertas com diversas culturas ou em pousio. Além da quantificação do carbono orgânico total (COT) determinou-se o carbono disponível (Cdisp) através da extração com sulfato de sódio ácido (Na2HS04) 0,05 M. As mesmas amostras de solo, em duplicatas, foram submetidas à caracterização de P orgânico lábil (Pol) e P orgânico totallábil (Potl). Para a obtenção do Pot a única diferença é que os extratos ácido e alcalino foram combinados na relação 1:2. No extrato combinado foi quantificado o fósforo inorgânico (Pi) e fósforo total (Pt) lábeis e, por diferença, o Pot. Entre as características químicas estudadas apenas o teor de Ca e Mg e o valor de pH apresentaram distribuição normal dos dados. As variáveis AI, P disp e K apresentaram a maior e o pH a menor variabilidade, respectivamente. Todas as demais variáveis apresentaram distribuição normal dos dados, exceto a relação CIN. Em relação ao P as frações Pil e as relações Pol/Ptl e Pol/Pot apresentaram alta variabilidade. Observou-se correlação positiva do Ptl com o Pil e negativa com o Pol indicando que a maior parte do P encontra-se na forma inorgânica lábil, ou seja, a adubação fosfatada influenciou negativamente o teor de P orgânico.
Thesagro: Solo
Sistema de Produção.
NAL Thesaurus: Agroecology
Soil
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra.pdf5,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace