Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15711
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOEIRA, R. C.
SOUZA, M. D. de
MAIA, A. de H. N.
FERRACINI, V. L.
GOMES, M. A. F.
Additional Information: Rita Carla Boeira, Embrapa Meio Ambiente; Manoel Dornelas de Souza, Embrapa Meio Ambiente; Aline de Holanda Nunes Maia, Embrapa Meio Ambiente; Vera Lúcia Ferracini, Embrapa Meio Ambiente; Marco Antônio Ferreira Gomes, Embrapa Meio Ambiente.
Title: Adsorção de tebutiurom em solos de área de recarga do Aqüífero Guarani no estado de São Paulo.
Publisher: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais... Gramado: UFRGS: SBCS, 2007. 5 p.
Language: pt_BR
Description: O Aqüífero Guarani é um manancial de águas subterrâneas que abastece cidades de médio e grande portes no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Nas áreas de afloramento, ou áreas de recarga, a água das chuvas infiltra-se para as camadas profundas do solo, atingindo a zona saturada. Solos mal manejados nessas áreas podem tornar-se fontes não pontuais de vários poluentes da água, entre os quais os pesticidas. Em Ribeirão Preto-SP há cultivo intensivo de cana-deaçúcar em algumas dessas áreas, aplicando-se o herbicida tebutiurom tanto em pré quanto em pósemergência. Neste trabalho, estudou-se a adsorção desse herbicida em três solos da Microbacia do Córrego do Espraiado, situada nessa cidade: Neossolo Quartzarênico (RQ), Latossolo Vermelho-distrófico (LVd) e Latossolo Vermelho-distroférrico (LVdf), com ajuste de isotermas de adsorção pelo modelo de Freundlich, para duas profundidades: 0-10cm e 10- 20cm. Os dados relativos à sorção foram obtidos em laboratório, através do equilíbrio 24-h solo/solução (método batch equilibration). O coeficiente de partição Kf variou de 0,723 a 2,573 mg.kg-1/(mg.L-1)N, sendo as menores estimativas obtidas para o solo arenoso RQ, embora os Latossolos também tenham mostrado baixa capacidade de adsorção de tebutiurom. Os coeficientes de adsorção de Freundlich normalizados para o teor de carbono do solo, KOC, variaram de 135,4 a 374,3 mg.kg- 1/(mg.L-1)N. Os valores de KOC apresentaram menor variação entre os solos (2,8 vezes) do que os correspondentes valores de Kf (3,6 vezes). Houve correlação significativa dos valores de Kf com o teor de carbono orgânico dos solos (r=0,986) e também com o teor de argila dos solos (r=0,995).
Thesagro: Adsorção
Águas Subterrâneas
Herbicida
Impacto Ambiental
Poluição da Água
Solo.
Data Created: 2008-01-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AA079.pdf240,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace