Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157469
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 24-Ago-2006
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, M. S. L. da
RIBEIRO, F. N.
GAVA, C. A. T.
GOMES, T. C. de A.
MACHADO, J. de C.
Informaçães Adicionais: MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; TAMARA CLAUDIA DE ARAUJO GOMES, CPATC.
Título: Fitomassa de espécies vegetais sobre a biomassa radicular no melão.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 16., 2006, Aracaju. Resumos e palestras... Aracaju: SBCS; UFS: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2006.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Desenvolvimento radicular
Matéria orgânica
Biomassa radicular
Melão
Semi-Árido
Conteúdo: Nos ecossistemas agrícolas dos tabuleiros sertanejos do Nordeste brasileiro, onde os solos se caracterizam por apresentar baixa fertilidade, baixo poder de retenção de água e nutrientes, além da região apresentar altos índices de evaporação, é fundamental o uso de cobertura vegetal. No Pólo Petrolina-PE?Juazeiro-BA a prática da cobertura do solo vem crescendo nas empresas de exportação de frutas, bem como entre os agricultores familiares dos perímetros irrigados devido a necessidade de se aumentar a retenção de água e nutrientes e diminuir os altos índices de evaporação. Esse trabalho se propôs estudar o efeito da fitomassa de espécies para cobertura do solo sobre a produção de biomassa radicular na cultura do melão. Para avaliar o efeito da fitomassa fresca de espécie para cobertura do solo sobre o desenvolvimento radicular do melão, foi montado um ensaio em vasos de 3 L sob telado de sombrite (50% de sombra), na Embrapa Semi-Árido, município de Petrolina-PE, utilizando um Argissolo Amarelo Eutrófico. O delineamento utilizado foi em blocos ao acaso com dezesseis tratamentos (e cinco repetições). Quinze espécies vegetais utilizadas para cobertura do solo/adubo verde na região mais a testemunha constituíram os tratamentos. A adição de fitomassa proporcionou melhor desenvolvimento do melão quando comparado a testemunha. O tratamento com adição de Feijão Bravo do Ceará proporcionou melhor crescimento de parte aérea; o Gergelim apresentou um melhor crescimento de raízes, quando comparado aos demais tratamentos.
Thesagro: Melão
NAL Thesaurus: Melon
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace