Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159441
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Set-2007
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: VOLTOLINI, T. V.
SANTOS, F. A. P.
MARTINEZ, J. C.
IMAIZUMI, H.
CLARINDO, R. L.
PENATI, M. A.
Informaçães Adicionais: Embrapa Semi-Árido.
Título: Características produtivas e qualitativas de pastagens de Pennisetum purpureum submetidas a diferentes intervalos entre pastejos.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp: SBZ, 2007.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Capim elefante
Forragem
Interceptação de luz
Manejo do pastejo
Período de descanso
Conteúdo: O intervalo entre pastejos pode exercer forte influência nos aspectos produtivos e qualitativos das plantas forrageiras tropicais, com reflexos na produção dos animais mantidos em pastagens. Assim, o objetivo do ensaio experimental foi comparar os efeitos de dois diferentes intervalos entre pastejos sobre algumas caracteristicas produtivas e qualitativas do dossel de capim Elefante pastejado por vacas em lactação. Os tratamentos foram: intervalo entre pastejos variável, determinado pela entrada dos animais na área a ser pastejada, quando o dossel atingisse 95% de interceptação de luz e intervalo entre pastejos fixados em 27 dias. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com medidas repetidas no tempo. A frequência de desfolha, a altura do dossel no pré e pós-pastejo,. a interceptação de luz pelo dossel e o índice de área foliar, foram maiores (P<O,O5) para o intervalo entre pastejos fixado em 27 dias. Houve tendência (P=O,1O) de maior densidade volumétrica para o intervalo entre pastejos variável. Não houve efeito (P>O,O5) dos tratamentos sobre a massa de forragem em pré e pós-pastejo. O intervalo entre pastejos fixado em 27 dias, durante a época das águas, proporcionou forragem de pior qualidade.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1407.pdf145,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace