Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159449
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Set-2007
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: VOLTOLINI, T. V.
SANTOS, F. A. P.
MARTINEZ, J. C.
IMAIZUMI, H.
CLARINDO, R. L.
PENATI, M. A.
Informaçães Adicionais: TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA.
Título: Composição morfológica e bromatológica de pastagens de Pennisetum pirpureum submetidas a diferentes intervalos entre pastejos.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp: SBZ, 2007.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: As composições bromatológica e morfológica são duas características qualitativas das plantas forrageiras de grande importância para o desempenho de bovinos em pastejo. Desse modo, o objetivo do ensaio experimental foi avaliar os efeitos de dois diferentes intervalos entre pastejos sobre a composição bromatológica e morfológica de pastagens de capim Elefante, pastejada por vacas lactantes. Os tratamentos testados foram: intervalo entre pastejos variável, determinado pela entrada dos animais na área a ser pastejada, quando o dossel atingisse 95% de interceptação de luz e intervalo entre pastejos fixo em 27 dias. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com medidas repetidas no tempo (4 sub-periodos). Foram observados maiores (P<0,05) teores de extrato etéreo, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido para o intervalo entre pastejos fixo em 27 dias. O intervalo entre pastejos variável proporcionou maior (P<0,05) teor de matéria mineral na forragem. Não foram observados efeitos dos tratamentos sobre os teores de matéria seca, proteína bruta e lignina. Houve maior massa de material senescido (P<0,05) e tendência (P~0,08) de maior massa de colmos para o intervalo entre pastejo fixo de 27 dias no pré e pós-pastejo. Houve também tendência (P=O,10) de maior massa de folhas para o intervalo entre pastejo variável no resíduo pós-pastejo. O intervalo entre pastejo variável melhorou os aspectos bromatológicos e morfológicos do capim Elefante.
Thesagro: Produção animal
Capim Elefante
Manejo
Pastejo.
Pastagem
NAL Thesaurus: Animal production
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1406.pdf146,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace