Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15951
Title: Estimativa da severidade do míldio da videira (Plasmopara viticola) no estado de São Paulo utilizando sistema de informações geográficas
Authors: HAMADA, E.
GHINI, R.
ROSSI, P.
PEDRO JÚNIOR, M. J.
FERNANDES, J. L.
Affiliation: EMILIA HAMADA, CNPMA; RAQUEL GHINI, CNPMA; Paulo Rossi, ESALQ-USP; Mário José Pedro Júnior, IAC/APTA; Jeferson Luiz Fernandes, Faculdade de Engenharia Agrícola-UNICAMP.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007. 5p.
Description: Foi estimada a severidade do míldio (Plasmopara viticola ) da videira no estado de São Paulo, utilizando um modelo de desenvolvimento, baseado em parâmetros climáticos (temperatura e duração do período de molhamento foliar). Foram avaliados três municípios (Jales, Jundiaí e São Miguel Arcanjo), representativos de dois importantes pólos vitícolas do estado. Utilizando as ferramentas do Sistema de Informações Geográficas foram confeccionados os mapas de severidade do míldio nos meses de setembro a abril. Foram observadas diferenças na severidade entre as regiões, bem como diferenças sazonais. A metodologia adotada permitiu caracterizar o estado quanto à susceptibilidade das regiões ao míldio da videira, diferenciando o município de Jales e os municípios de Jundiaí e São Miguel Arcanjo.
Thesagro: Modelo Matemático
Temperatura.
Keywords: Molhamento foliar.
Language: pt_BR
Type of Material: Separatas
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AA064.pdf276,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace