Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160328
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Jan-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: COSTA, C. X.
MUNIZ, E. N.
SÁ, C. O. de
SÁ, J. L. de
RANGEL, J. H. de
FARIAS, I. L. de.
Informaçães Adicionais: Camila Xavier Costa, CNPq; Evandro Neves Muniz, Embrapa CPATC; Cristiane Otto de Sá, Embrapa CPATSA; José Luiz de Sá, Embrapa CPATSA; José Henrique de Albuquerque Rangel, CPATC; Ismar Lima de Farias, UFS.
Título: Efeito da substituição parcial da silagem de milho por silagem de gliricidia sobre o desempenho de cordeiras Santa Inês alimentadas em confinamento.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 3., 2007, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SEBRAE-PB: EMEPA-PB, 2007.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ganho médio diário de peso
Nutrição animal
Ovino
Dieta
Sigalem de milho
Silagem de gliricidia
Alimentação
Confinamento
Conteúdo: O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito da substituicao parcial da silagem de milho por silagem de gliricidia (Gliricidia sepium) no crescimento ponderal de cordeiras Santa Ines alimentadas em confinamento. O peso medio inicial das cordeiras foi de 20,0 Kg. A dieta basica dos animais foi constituida por silagem de milho e concentrado (milho + farelo de soja) em tres tratamentos, ocorrendo, em dois deles, a substituicao parcial da silagem de milho por silagem de gliricidia na ordem de 20 ou 40% da materia seca da fracao volumosa da dieta. Os animais foram mantidos em baias coletivas com 8 animais, sendo o animal a unidade experimental, totalizando 24 cordeiras. Os valores encontrados para peso inicial e peso final (Kg) nao diferiram estatisticamente (P¡Â0,05) entre os tratamentos estudados, porem houve diferenca estatistica para as medias de ganho medio diario de peso (g/animal/dia), sendo o tratamento com maior inclusao de silagem de gliricidia melhor em relacao ao tratamento com ausencia de gliricidia. Os resultados obtidos mostram que a utilizacao de silagem de gliricidia em substituicao a silagem de milho, proporciona um melhor desempenho de cordeiras em confinamento.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1545.pdf83,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace