Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160385
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jan-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LÚCIO, A. A.
LOPES, A. P.
SILVA, F. F. S. da
DANTAS, B. F.
Informaçães Adicionais: Aldenir Alves Lúcio, FACEPE; Armando Pereira Lopes, CPATSA; Fabrício Francisco Santos da Silva, FACEPE; Bárbara França Dantas, CPATSA.
Título: Efeito das condições de armazenamento na germinação de sementes de umburana de cheiro (Amburana cearensis (Arr. Cam.) A.C. Smith.- Leguminosae).
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
Série: (Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Umburana de cheiro
Semente
Qualidade fisiológica
Armazenamento
Germinação
Conteúdo: As sementes geralmente apresentam, por ocasião da maturidade fisiológica, a máxima qualidade, em termos de peso de matéria seca, germinação e vigor. A partir deste período, tende a ocorrer uma queda progressiva da qualidade devido ao processo de deterioração. Assim, as sementes devem ser armazenadas adequadamente, a fim de reduzir ao mínimo o processo de deterioração. Este experimento foi realizado no Laboratório de Análises de Sementes da Embrapa Semi-Árido, Petrolina-PE, com o objetivo de avaliar a germinação de sementes de umburana de cheiro (Amburana cearensis (Arr. Cam.) A.C. Smith) após armazenamento em diferentes condições. As sementes de umburana-de-cheiro foram coletadas em plantas matrizes na localidade de Barra Bonita (90° 15? S, 36° 47? W), Lagoa Grande ? PE. Em seguida, foram beneficiadas e armazenadas em duas embalagens (sacos de plástico e de papel), sob três condições distintas: câmara fria (10±1°C e 77±1% UR), laboratório (30±5°C e 66±5% UR) e sala de germinação (20±1°C e 86±2% UR), durante 3, 6, 9 e 12 meses. Antes e após os períodos de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto à germinação (%) e ao teor de água. A germinação das sementes de umburana de cheiro foi afetada pelo ambiente de armazenamento, apenas quando acondicionadas em embalagens permeáveis de papel.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1587.pdf724,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace