Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160447
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, E. F. dos S.
SANTOS, C. A. F.
RODRIGUES, M. A.
ALVES, E. O. dos S.
Additional Information: Ednaldo Francisco dos Santos Silva, CNPq; Carlos Antônio Fernandes Santos, CPATSA; Marciene Amorim Rodrigues, CNPq; Elaine Oliveira dos Santos Alves, CNPq.
Title: Caracterização de germoplasma de goiabeira e araçazeiro em diferentes ecorregiões do Brasil.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)
Language: pt_BR
Keywords: Psidium spp
Acesso
Descritores.
Description: O objetivo do presente trabalho foi a caracterização de germoplasma de acessos de goiabeiras e araçazeiros coletados em várias regiões do Brasil. Foram utilizados os descritores da União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais (UPOV) para Psidium guajava para caracterizar 119 acessos de goiabeiras e 40 de araçazeiros coletados em diferentes ecorregiões de dez Estados brasileiros. Os acessos avaliados apresentaram 44,9% com ramos de disposição espalhada, com 61,1% da cor verde do talo em brotações jovens. Para as características da folha jovem, foram observados os seguintes porcentuais: a) 64,5% dos acessos apresentaram pubescência no lado de baixo da folha, b) de intensidade fraca em 42,7% dos acessos. Na folha madura, foram observados os seguintes porcentuais: a) formato oblongo lanceolado predominou em 35,6% dos acessos, seguido dos formatos obovado (23,9%), oblongo (22,7%) e lanceolado (12,9%); b) 64,8% dos acessos não apresentaram torção na lâmina; c) a curvatura da porção mediana da folha foi presente em 61,1%, com d) grau de curvatura fraca em 54,3% dos acessos. A folha madura não apresentou mosaico para cor em 98,2% dos acessos, com folhas de coloração verde em 53,08%, sendo que 81,0% apresentaram dobra de baixo da folha e 82,3% apresentaram saliência na parte de cima da folha. A ondulação das bordas e grau de ondulação foi presente em 74,7% dos acessos, sendo fraca 58,6% fraca. A forma da base da folha madura apresentou características bem distribuídas entre acentuada, redonda e obtusa, com porcentuais de 32,7%, 27,8%, 39,5%. No geral, os descritores de folhas foram de relativa aplicação, sendo que para largura e comprimento da folha e espaço entre nervuras da folha histogramas serão obtidos para adequação a classificação da UPOV.
Thesagro: Germoplasma
Goiaba.
Data Created: 2008-01-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1581.pdf519,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace