Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160498
Title: Liberação de potássio por rochas silicáticas em diferentes doses e tempos de incubação: interação entre matéria orgânica e calagem.
Authors: GALDINO, J. J.
MORAES, A. T. de
SILVA, C. A. G. da
SILVA, E. J. da
SILVA, E. A. R.
MENDES, A. M. S.
SILVA, D. J.
Affiliation: JOSÉ JOELSON GALDINO
ABÍLIO TEIXEIRA DE MORAES
CARLOS ANAILTON GOMES DA SILVA, CNPq
EDIVAM JOSÉ DA SILVA
ERNANE AUGUSTO REGES SILVA, CNPq
ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA
DAVI JOSE SILVA, CPATSA.
Date Issued: 2007
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
Description: Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da calagem na liberação de potássio por rochas silicáticas, na presença de matéria orgânica, em função do tempo de incubação. Avaliou-se a liberação de K pelas rochas silicáticas: biotita-xisto (BX), brecha piroclástica (BP), ultramáfica alcalina (UA) e flogopitito (FP). Foram aplicadas as doses de 50, 100 e 200 mg dm-3 de K, incubando-se por 90 dias, coletando-se amostras de solo aos 0, 15, 30, 45, 60 e 90 dias de incubação para obtenção da curva de liberação de K. Foram realizados dois ensaios: um na ausência e outro na presença de calagem, ambos submetidos à aplicação de 2,5 cm3 de esterco (bovino+caprino) por dm3 de solo. Cada ensaio constituiu um fatorial 4 x 3 x 6, sendo quatro rochas silicáticas, três doses de K e seis tempos de coleta, dispostos no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. A unidade experimental foi constituída por vasos plásticos contendo 350 cm3 de solo. Conclui-se que a matéria orgânica aumentou consideravelmente as concentrações de K disponível no solo estudado e que aos 60 dias de incubação ocorreu uma redução da liberação de K pelas rochas tanto na presença quanto na ausência de calagem.
Thesagro: Esterco
Matéria Orgânica
Potássio
Solo.
NAL Thesaurus: Soil.
Keywords: Curva de incubação
Rochas silicáticas.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)
Language: pt_BR
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1592.pdf787,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace