Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160568
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 7-Fev-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MOREIRA, M. M.
SANTOS, M. H. L. C.
ROCHA, J. C. da
SILVA, M. S. L. da
ANJOS, J. B. dos
Informaçães Adicionais: Márcia Moura Moreira, UNEB; Maria Herbênia Lima Cruz Santos, UNEB; José Camelo da Rocha, UNEB; Maria Sonia Lopes da Silva. CNPS/UEP Recife; José Barbosa dos Anjos, CPATSA.
Título: Avaliação dos impactos da barragem subterrânea em duas propriedades de agricultura familiar agroecológica no sertão da Paraíba.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 5., 2007, Guarapari. Agroecologia e territórios sustentáveis. Guarapari: ABA, 2007.
Idioma: pt_BR
Notas: Edição dos Resumos do V Congresso Brasileiro de Agroecologia na Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2, n. 2, 2007.
Palavras-chave: Agroecologia
Sustentabilidade
Captação
Armazenamento de água de chuva.
Conteúdo: A barragem subterrânea surgiu como uma alternativa tecnológica capaz de armazenar água da chuva e suplementar as necessidades de água de uma propriedade rural, nos períodos secos. Foram realizados diversos estudos enfocando aspectos construtivos de BS?s têm sido levados a efeito, entretanto, estudos sobre o impacto das barragens nas propriedades rurais são ainda incipientes. Este trabalho teve por objetivo avaliar os impactos gerados pela BS, nos agroecossistemas de duas propriedades familiares, localizadas nos municípios de Lagoa Seca e Solânea, no estado da Paraíba. A barragem subterrânea pode proporcionar a diversidade produtiva dos sistemas, melhorando a alimentação, em termos de diversificação da dieta, aumentando a flexibilidade, a autonomia dos agricultores e a produtividade da unidade produtiva, com excedente comercializado ou destinado a alimentação animal. Estes fatores estão correlacionados ao regime de chuvas e a capacidade de armazenamento dos solos.
Thesagro: Agricultura Familiar
Barragem Subterrânea.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1620.pdf89,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace