Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/16103
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, V. A, da
PIRES, A. M. M.
VASCONCELLOS, E. B. C.
PASTRELLO, B. M. C.
LIGO, M. A. V.
Additional Information: Vinícius A. Silva, Estagiário-Embrapa Meio Ambiente; ADRIANA MARLENE MORENO PIRES, CNPMA; Eduardo B. C. Vasconcellos, Estagiário-Embrapa Meio Ambiente; Bruna M. C. Pastrello, Estagiária-Embrapa Meio Ambiente; Marcos Antônio Vieira Ligo, Embrapa Meio Ambiente.
Title: Mineração de nitrogênio em solo tratado com compostos de lixo urbano do estado de São Paulo.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. FertBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR, UEL, 2008. 4p. CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: A determinação da fração de mineralização de nitrogênio (FMN) originário de compostos de lixo urbano (CLU) adicionados aos solos agrícolas pode ser uma importante ferramenta para cálculo da dose de resíduo, minimizando riscos de contaminação de coleções hídricas por nitrato. O presente estudo avaliou a FMN de 4 CLUs adicionados em 4 diferentes doses a um Latossolo. Os resultados mostraram que a FMN variou conforme o tipo de CLU e aumentou com a diminuição da dose de composto aplicada e que a fase de estabilização da mineralização de nitrogênio adicionado ao solo não foi atingida na maioria dos tratamentos, durante o tempo de incubação avaliado.
Thesagro: Mineralização
Nitrogênio.
Data Created: 2009-01-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008AA069.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace