Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/16107
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TEIXEIRA, M. A.
VIEIRA, R. F.
Additional Information: Manoel Araújo Texeira, Universidade do Vale do Sapucaí; ROSANA FARIA VIEIRA, CNPMA.
Title: Indicadores de qualidade do solo em áreas cultivadas com morango e submetidas a diferentes práticas de manejo do solo.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. FertBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR, UEL, 2008. 4p. CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do cultivo orgânico certificado e do cultivo convencional do morangueiro na qualidade do solo por meio da utilização de parâmetros microbiológicos. Os solos destes dois sistemas de cultivo foram coletados em uma área produtora de morango ao sul de Minas Gerais nas profundidades de 0-10 e 10-20 cm. Os maiores valores de biomassa e atividade microbiana, do qCO2 e da relação Cmic/Corg foram obtidos no tratamento convencional. Os resultados indicaram que o manejo orgânico, pelo menos no primeiro ano de produção do morangueiro, não aumentou o conteúdo de matéria orgânica do solo e nem demonstrou melhoras em termos de qualidade do solo e produtividade.
Thesagro: Solo
Qualidade.
Data Created: 2009-01-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008AA091.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace