Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/16108
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VIEIRA, R. F.
SILVA, C. M. M. S.
FERREIRA, A. P.
INFANTE, C. S.
Additional Information: ROSANA FARIA VIEIRA, CNPMA; CELIA MARIA MAGANHOTTO DE SOUZA SILVA, Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Meio Ambiente (Bolsista); C. S. Infante, Embrapa Meio Ambiente (Bolsista).
Title: Biomassa e atividade microbiana em solos suplementados com lodo de esgoto e lodo de esgoto compostado.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. FertBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR, UEL, 2008. 4p. CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Lodo de esgoto.
Description: Solos de texturas contrastantes foram suplementados com diferentes doses de lodo de esgoto e lodo de esgoto compostado e comparados quanto a seus efeitos na biomassa e atividade microbiana do solo. Em ambos os solos o Cmic foi maior no tratamento controle e menor no tratamento com fertilização nitrogenada. Não houveram diferenças concretas entre os dois compostos nos valores de qCO2 que pudessem sugerir qualquer efeito negativo dos tratamentos na microbiota do solo. O menor valor de Cmic/Corg obtido nos tratamentos com composto de lodo no solo arenoso, aos 21 dias, sugere a ocorrência de menor quantidade de C prontamente disponível neste substrato, o que poderia prejudicar a eficiência de utilização de C pelos microrganismos em solo com baixo conteúdo de C orgânico.
Thesagro: Microbiologia do Solo.
Data Created: 2009-01-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008AA092.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace