Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161866
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PACHECO, W. F.
ALVES, J. E.
RIBEIRO, M. de F.
FREITAS, B. M.
Additional Information: Weverton Filgueira Pacheco, UFC; José Everton Alves, Universidade Vale do Acaraú; MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA; Breno Magalhães Freitas, UFC.
Title: Comportamento alimentar de Scaptotrigona bipunctata (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) em três Municípios do Estado do Ceará.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Abelha sem ferrão
Análise polínica
Fonte de pólen
Scaptotrigona bipunctata
Pollen sources.
Analysis of pollen
Description: As abelhas sem ferrão Scaptotrigona bipunctata tem uma ampla distribuição no território brasileiro, inclusive no Estado do Ceará, e apresentam um comportamento generalista de coleta de alimento floral em uma grande variedade de espécies vegetais. Com o objetivo de conhecer as plantas visitadas por S. bipunctata foi realizado um trabalho de identificação da flora fornecedora de recursos tróficos. As amostras de pólen foram coletadas diretamente dos potes de alimento de S. bipunctata em meliponários nos municípios de Fortaleza, Horizonte e Maracanaú. As coletas contaram com nove, doze e três repetições respectivamente. As análises polínicas foram conduzidas ao Laboratório de Abelha s da UFC. Para a identificação dos grãos de pólen foram montadas triplicatas de lâminas seguindo a metodologia de Miranda e Andrade (1990). Após a identificação dos tipos polínicos, foi realizada uma contagem de 300 grãos de pólen por repetição e foram calculadas as médias e os desvios padrões. Os resultados mostraram que as abelhas coletaram pólen de cinco espécies em Horizonte e Maracanaú: Cássia (Cássia fistula ), Guaxuma (Waltheria brachypetala ), Juazeiro (Zizyphus joazeiro), Sabiá (Mimosa caesalpinifolia) e Vassourinha de botão (Spermacoce verticillata). Vassourinha de botão foi a espécie dominante em Horizonte e Guaxuma em Maracanaú. Em Fortaleza, os tipos polínicos encontrados foram: Acácia (Acacia glomerosa), Cássia (C. fistula), Coqueiro (Cocus nucifera), Guaxuma (W. brachypetala), Juazeiro (Z. joazeiro ), Mamona (Ricinus communis), Mutre (Aloysia virgata), Quebra-panela (Alternanthera tenella), Sabiá(M. caesalpinifolia) e Vassourinha de botão (S. verticillata). O pólen dominante nas amostras de Fortaleza foram de Mamona ( R. communis).
Thesagro: Abelha
Mel
Nectar
Data Created: 2009-03-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB2266.pdf27,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace