Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162389
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 24-Mar-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARREIROS, D. C.
OLIVEIRA, L. S.
PEREIRA, L. G. R.
AZEVÊDO, J. A. G.
DÓREA, J. R. R.
FRANCO, A. L. C.
PEDREIRA, M. S.
LOURES, D. R. S.
Informaçães Adicionais: D. C. Barreiros, UESB; L. S. Oliveira, CNPC; Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, CPATSA; J. A. G. Azevêdo, UESC; J. R. R. Dórea, UESC; A. L. C. Franco, CNPq; M. S. Pedreira, UESB; D. R. S. Loures, CNPq.
Título: Efeito da adição da torta de dendê no perfil fermentativo da silagem do resíduo da extração do palmito da pupunha (Bactris gasipaes Kunth).
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 17.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 4.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 13., 2007, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ruminantes
Torta de dendê.
Conteúdo: A extração de palmito da pupunha, na região Sul do estado da Bahia, vem gerando grande quantidade de derivados, que podem ser uma alternatia de alimentação para os ruminantes na forma de silagem. Podendo, assim, solucionar o destino desses co-produtos e, desta forma, gerar tecnologias voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais associados ao ecossistema regional. O objetivo do trabalho foi avaliar o perfil fermentativo das silagens do co-produto agroindustrial da extração do palmito da pupunha in natura, aditivada com torta de dendê (10% do peso verde) e emurchecida. Utilizou-se silos PVC com 10 cm de diâmetros x 40 cm de comprimento. As aberturas dos silos ocorreram aos 1, 3, 5, 7, 14, 28 e 56 dias após a ensilagem. Os valores de pH não apresentaram diferença significativa (P>0,05) entre os tratamentos tendo como média (3,82) no dia 56, no entanto esses valores apresentaram padrão de mudança cúbica ao longo dos dias com o valor mínimo sendo atingido no dia 14 para todos os tratamentos. A adição da torta de dendê na silagem elevou os teores de MS (21,06%) e PB (7,79%), reduziu os valores de N-NH3/NT (3,73%) e de perda de MS (0,82) apresentando diferença significativa (P<0,05) para os demais tratamentos. A silagem do co-produto da extração do palmito da pupunha aditivada com torta de dendê melhorou os parâmetros de fermentação e o valor de PB. podendo ser uma alternativa para alimentação dos ruminantes.
Thesagro: Alimento
Nutrição.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID37217.pdf23,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace