Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17619
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Fev-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MANGABEIRA, J. A. de C.
ROMEIRO, A. R.
Informaçães Adicionais: João Alfredo de Carvalho Mangabeira (Embrapa Monitoramento por Satélite); Ademar Ribeiro Romeiro (Institutode Economia da Unicamp).
Título: Agroecologia na perspectiva da economia ecológica: contribuições para a promoção do desenvolvimento ruarl sustentável.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA, 7., 2007, Fortaleza. Anais... Campinas: UNICAMP, 2007.
Páginas: 8 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agroecologia
Economia Ecológica
desenvolvimento Rural Sustentável
Conteúdo: O presente artigo procura mostrar sucintamente a contribuição para a promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável a partir dos princípios agroecológicos pela perspectiva da Economia Ecológica. Dentro desse contexto, este trabalho procura analisar a ilusão do crescimento sem limites da agricultura convencional no contexto da Economia Ecológica, os impactos ambientais decorrentes deste tipo de agricultura, as contribuições da Agroecologia para o Desenvolvimento Rural Sustentável, as dificuldades de implementação em larga escala dos sistemas agrícolas sustentáveis e definições de alguns parâmetros possíveis para aceitação deste modelo alternativo de produção agropecuária. Este artigo tem como objetivo elaborar um inventário, ainda que parcial e provisório de elementos teóricos e metodológicos que informem análises consistentes, implicações e limitações para aplicações do desenvolvimento rural sustentável via os princípios agroecológicos. A parte metodológica é baseada no levantamento bibliográfico de vários trabalhos isolados da vasta literatura sobre o tema. Assim, o presente artigo foi organizado no sentido de contribuir para o debate sobre os caminhos a serem seguidos na busca da sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários. Não se trata de proposta de validação de um conceito, mas essencialmente de apontar elementos que possam ser norteadores do enfrentamento do impasse atual, por intermédio de estratégias que levem em conta a dimensão cientifica, as políticas públicas e o conhecimento de alguns grandes temas. As principais conclusões demonstram que através dos princípios agroecológicos as formas de produção derivadas destes princípios podem tornar a agricultura manos impactantes ao meio ambiente e mais sustentável, sendo, portanto recomendados nas políticas e ações de desenvolvimento rural.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2028.pdf5,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace