Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/180987
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MARQUES, A. S. A.
COELHO, M. V. S.
FERREIRA, M. A. S. V.
DAMASCENO, J. P. S.
MENDES, A. P.
VIEIRA, T. M.
Additional Information: Abi Soares dos Anjos Marques, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Marcus Vinícius Segurado Coelho Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Marisa Álvares Silva Velloso Ferreira, Universidade de Brasília; Joanice Pereira Santos Damasceno, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Alexandre Peron Mendes, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Tatiana Martins Vieira, CNPq.
Title: Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
Publisher: Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 29, n. 3, p. 488-493, dez. 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Sobrevivencia in vitro
Teste de patogenicidade
Description: Um dos fatores limitantes ao cultivo da goiabeira no Brasil é a 'seca dos ponteiros', causada por Erwinia psidii, presente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde se concentram grandes áreas produtoras. Considerando a pequena disponibilidade de informações sobre epidemiologia e níveis de incidência dessa bacteriose, este estudo teve como objetivos: confirmar a distribuição e verificar a dispersão da seca dos ponteiros da goiabeira no Distrito Federal; investigar o efeito da temperatura sobre a multiplicação in vitro de E. psidii; desenvolver um teste de patogenicidade prático e eficiente e avaliar a sobrevivência in vitro da bactéria em diferentes substratos. A doença foi identificada em 56% das propriedades produtoras avaliadas no DF, com 81,9% de correlação entre a presença de sintomas e o diagnóstico laboratorial. A melhor faixa de temperatura para multiplicação de E. psidii foi de 24 a 33 °C, e a bactéria que permaneceu viável por até 120 dias em suspensão em água. A inoculação da bactéria em folhas ou hastes destacadas levou ao aparecimento de sintomas a partir do sétimo dia e mostrou-se eficiente como um teste rápido para se avaliar a patogenicidade de isolados.
Thesagro: Bacteriose
Psidium Guajava
Data Created: 2008-03-12
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SP19473ID29365.pdf368,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace