Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/192452
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: COSTA, K. A. de P.
ROSA, B.
OLIVEIRA, I. P. de
CUSTÓDIO, D. P.
SILVA, D. C. e.
Additional Information: KÁTIA APARECIDA DE PINHO COSTA; BENEVAL ROSA; ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; DANIEL PETTERSEN CUSTÓDIO; DIURLA CARLA E SILVA.
Title: Efeito da estacionalidade na produção de matéria seca e composição bromatológica da Brachiaria brizantha cv. Marandu.
Publisher: Ciência Animal Brasileira, v. 6, n. 3, p. 187-193, jul./set. 2005.
Language: Portugues
Keywords: Coleta de amostra
Pastejo rotacionado
Description: O experimento foi realizado na Embrapa Arroz e Feijão, com o objetivo de avaliar a produção de matéria seca e composição bromatológica da Brachiaria brizantha cv. Marandu. O trabalho foi desenvolvido em um Latossolo Vermelho Escuro de média fertilidade. Esta área era ocupada por lavouras anuais, corrigida esporadicamente e adubada anualmente. Inicialmente, esta ficou em repouso por um período de um ano, onde desenvolveu a Brachiaria brizantha. A área total ocupada era de 16 hectares, sendo dividida em cinco piquetes de 3,2 ha. O pasto foi roçado para uniformização da pastagem. Foram colocados 34 animais, onde se utilizou o sistema rotacionado com 32 dias de descanso e oito dias de ocupação. A forrageira era amostrada semanalmente antes da entrada dos animais nos piquetes, para o acompanhamento da produção de matéria seca e composição bromatológica. As baixas temperaturas e a falta de umidade do solo foram os fatores que mais influenciaram na produtividade e qualidade da Brachiaria brizantha cv. Marandu.
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Capim
Manejo
Matéria Seca
Pastagem
Qualidade
Data Created: 2006-02-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cab-v6-2005.pdf40,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace