Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/197597
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 1988
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MAGALHÃES, B. P.
YOKOYAMA, M.
ZIMMERMANN, F. J. P.
Additional Information: BONIFACIO PEIXOTO MAGALHAES, CNPAF; MASSARU YOKOYAMA, CNPAF; FRANCISCO JOSE P ZIMMERMANN, CNPAF.
Title: Métodos de amostragem e flutuação populacional de Empoasca kraemeri Ross & Moore, 1957 (Homoptera: Cicadellidae), Cerotoma arcuata (Olivier, 1791) e Diabrotica speciosa (Germar, 1824) (Coleoptera: Chrysomelidae) no feijoeiro, em Goiás.
Publisher: Anais da Sociedade Entomologica do Brasil, v. 17, n. 1, p. 81-95, 1988.
Language: Portugues
Description: Foram testadas quatro técnicas de amostragem, gaiola de fumigação, pano de chão, armadilha de sucção D-Vac e rede de varredura, para determinação da flutuação populacional de Empoasca kraemeri Ross & Moore, 1957, Cerotoma arcuata (Olivier, 1791) e Diabrotica speciosa (Germar, 1824) em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), durante sete safras consecutivas, de dezembro de 1983 a fevereiro de 1986, em Goianira, Goiás. Pela comparação das médias, demonstrou-se que com a gaiola de fumigação, um método absoluto de amostragem, o número de insetos coletados foi significantemente maior que nos demais métodos. Considerando apenas os métodos relativos de amostragem, as estimativas populacionais de ninfas de E. kraemeri, C. arcuata e D. speciosa, obtidos através do pano de chão foram significativamente superiores àquelas obtidas com rede de varredura e D-Vac. O número médio de adultos de E. kraemeri, coletado com D-Vac, foi significativamente superior ao da rede de varredura. Pela análise conjunta dos dados, apenas a armadilha de sucção, em relação a C. arcuata e D. speciosa não se correlacionou significativamente com gaiola de fumigação. A maior incidência de E. kraemeri foi verificada no período de florescimento, enquanto que os picos populacionais de C. arcuata e D. speciosa ocorreram na fase de transição entre as épocas chuvosa e seca.
Thesagro: Cerotoma Arcuata
Diabrotica Speciosa
Empoasca Kraemeri
Feijão
Inseto
Phaseolus Vulgaris
Praga
Data Created: 1994-10-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
seb-v17-1988.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace