Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204159
Title: Efeitos quantitativo e qualitativa do nitrogênio e do potássio no desenvolvimento da Brachiaria brizantha cv. MG5.
Authors: COSTA, K. A. de P.
OLIVEIRA, I. P. de
FAQUIN, V.
MACHADO, E. L.
RAMOS, J. C.
LIMA FILHO, A. K. de
Affiliation: KÁTIA APARECIDA DE PINHO COSTA; ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; VALDEMAR FAQUIN, UFLA; ELISANDRA LUISA MACHAD0; JULIANO CUNHA RAMOS; ALAN KARDEC DE LIMA FILH0.
Date Issued: 2006
Citation: Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, São Luís de Montes Belos, v. 2, n. 1, p. 56-70, jun. 2006.
Description: O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na Embrapa Arroz e Feijão, com o objetivo de avaliar o efeito da adubação nitrogenada e potássica na produção de massa seca e composição bromatológica da Brachiaria brizantha cv. MG-5. O delineamento utilizado foi blocos ao acaso com esquema fatorial 4 x 4 (quatro doses de N: 0, 50, 100 e 200 kg ha-1 = 0, 25, 50 e 100 mg.dm-3) e quatro doses de K: 0, 50, 100 e 200 kg ha-20, 1 (0, 8; 40,16; 80,32 mg.dm-3) com três repetições, totalizando 48 tratamentos. Foram realizados três cortes, com intervalos de 30 dias. A adubação nitrogenada e potássica foi aplicada em três períodos, após o corte de avaliação da forrageira. A forrageira foi cortada a uma altura de 5 cm do solo. As interações entre doses de nitrogênio e potássio promoveram aumentos significativos para a produção de massa seca e o teor de proteína bruta e diminuiu o teor de FDN. A adubação nitrogenada de FDA. Nenhum aumento de FDA foi verificado com a aplicação de potássio.
Thesagro: Adubação
Brachiaria Brizantha
Nitrogênio
Potássio
Proteína Bruta
Keywords: Massa seca
Language: Portugues
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
refmbg-2006.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace