Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/206690
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 12-Jan-2007
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SILVA, J. G. da
NASCENTE, A. S.
SILVEIRA, P. M. da
Informaçães Adicionais: JOSE GERALDO DA SILVA, CNPAF; ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; PEDRO MARQUES DA SILVEIRA, CNPAF.
Título: Velocidade de semeadura e profundidade da semente no sulco afetando a produtividade de grãos do arroz de terras altas.
Fonte/Imprenta: Colloquium Agrariae, Presidente Prudente, v. 13, n. 1, p. 77-85, jan./abr. 2017.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A uniformidade da semeadura nas áreas agrícolas pode ser afetada por diversos fatores, tais como a velocidade de deslocamento do conjunto trator-semeadora e a profundidade de colocação da semente no sulco de plantio. Esses fatores podem afetar significativamente a produtividade de grãos das culturas. O objetivo do trabalho foi o de quantificar o efeito da velocidade de semeadura e da profundidade de colocação da semente no sulco no estande de plantas, no índice de velocidade de emergência da plântula, nos componentes de produção e na produtividade de grãos do arroz de terras altas. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso no esquema fatorial 3x2, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de três velocidades de semeadura (3, 5 e 7 km h-1) com duas profundidades de colocação das sementes nos sulcos (3 e 6 cm). A profundidade de semeadura teve efeito significativo sobre o índice de velocidade de emergência de plântulas e o estande de plantas de arroz, e não afetou o número de perfilhos, de panículas e de grãos por panícula, massa de 100 grãos e produtividade de grãos. A velocidade de semeadura não interferiu no índice de velocidade de emergência de plântulas, estande de plantas de arroz, número de perfilhos e de panículas e massa de 100 grãos. Por outro lado, afetou o número de grãos por panícula e a produtividade de grãos do arroz.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Perfilhação
Espaçamento
Prática cultural
Velocidade
Semeadura
Cerrado
Ano de Publicação: 2017
ISSN: 1809-8215
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPAF2017cajgs.pdf487,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace