Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213093
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 24-Mar-2005
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ABREU, D. P. de
WANDER, A. E.
FERREIRA, M. D. P.
Informaçães Adicionais: DOUGLAS PARANAHYBA DE ABREU; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; MARCELO DIAS PAES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Título: Análise de artigos científicos sobre a política de garantia de preços mínimos no Brasil publicados a partir de 2000.
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 55., 2017, Santa Maria, RS. Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento. Brasília, DF: SOBER, 2017.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica
Conteúdo: Um fator intrínseco à produção agropecuária é a sazonalidade de preço dos produtos agrícolas causados pelo excesso de oferta no período de safra e escassez no período de entressafra, acentuado por uma demanda relativamente constante ao longo do ano. As bruscas oscilações dos preços agrícolas, em tese, justificam a intervenção do governo via Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para garantia de renda mínima ao produtor rural e para questões de segurança alimentar. Diante da histórica atuação da PGPM no Brasil diversos autores buscam analisar este instrumento, faz-se necessário, porém, na literatura, um estudo que apresente os objetivos e compare as metodologias utilizadas em artigos científicos que avaliam a PGPM no Brasil. A partir de uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos que abordam este tema a partir do ano 2000, verifica-se que os modelos autorregressivos integrados de média móvel (ARIMA), com inclusão de variável binária (Análise de Intervenção) se apresentam mais adequados para verificar a eficácia da PGPM.
Thesagro: Política de preço
Preço mínimo
Ano de Publicação: 2017
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPAF2017aew.pdf639,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace