Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/214436
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CUNHA, U. S. da
CARBONARI, J. J.
VENDRAMIM, J. D.
MARTINS, J. F. da S.
Additional Information: UEMERSON SILVA DA CUNHA; JAIRO JOÃO CARBONARI; JOSÉ DJAIR VENDRAMIM; JOSE FRANCISCO DA SILVA MARTINS, CNPAF.
Title: Associação entre teor de nitrogênio em cultivares de arroz e ataque de Oryzophagus oryzae (Costa Lima) (Coleoptera: Curculionidae).
Publisher: Ciência Rural, v. 36, n. 6, p. 1678-1683, nov./dez. 2006.
Language: Portugues
Keywords: Gorgulho-aquático
Description: O gorgulho-aquático-do-arroz Oryzophagus oryzae (Costa Lima) (Coleoptera: Curculionidae) é um dos insetos mais prejudiciais à cultura do arroz irrigado, devido aos danos causados pelas suas larvas às raízes da planta. A associação entre o teor de nitrogênio e o ataque de O. oryzae foi avaliada nas cultivares BR IRGA 410, BRS Firmeza, Dawn e BRS Atalanta, diferenciadas pelo ciclo de desenvolvimento fenológico e pelo grau de resistência ao inseto, em experimentos no campo, com e sem chance de escolha de hospedeiro, na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, Rio Grande do Sul. Determinaram-se o número de folhas lesionadas, o número e o peso de larvas do inseto e, em três épocas distintas, o teor de nitrogênio na parte aérea e nas raízes das plantas. A alimentação dos adultos de O. oryzae foi estimulada pelo teor de nitrogênio da parte aérea das plantas. A cultivar Dawn, que apresentou menor número de larvas e maior ciclo de desenvolvimento fenológico, foi a única a recuperar o teor de nitrogênio. O dano às raízes, causado por larvas de O. oryzae, reduziu o teor de nitrogênio e, conseqüentemente, provocou perda na produção de grãos.
Thesagro: Arroz
Nutriente
Oryza Sativa
Oryzophagus Oryzae
Planta
Resistência
NAL Thesaurus: rice
Data Created: 2006-11-09
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cc-2006.pdf43,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace