Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/216420
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: LOBO, V. L. da S.
LOPES, C. A.
GIORDANO, L. de B.
Additional Information: VALACIA LEMES DA SILVA LOBO, CNPAF; CARLOS ALBERTO LOPES, CNPH; LEONARDO DE BRITTO GIORDANO, CNPH.
Title: Componentes da resistência à mancha-bacteriana e crescimento de Xantonomas campestris pv. vesicatoria, raça T2, em genótipos de tomateiro.
Publisher: Fitopatologia Brasileira, v. 30, n. 1, p. 17-20, jan./fev. 2005.
Language: Portugues
Keywords: Mancha-bacteriana
Xantomonas campestris vesicatoria
Description: Componentes da resistência e crescimento da população bacteriana de Xanthomonas campestris pv. vesicatoria (Xcv), raça T2, foram quantificados em genótipos de tomateiro (Lycopersicon esculentum) resistentes ('Ohio 8245', 'Agrocica 30' e 'Hawaii 7998') e suscetíveis ('CNPH 401-08'e 'CNPH 416.81.01.02'). A população bacteriana de Xcv evoluiu diferentemente em genótipos resistentes e suscetíveis, atingindo valor até 100 vezes maior no genótipo suscetível 'CNPH 401-08', sete dias após a inoculação. Os componentes de resistência avaliados foram tamanho de lesão, número de lesões, área lesionada e período latente. Os genótipos resistentes e suscetíveis diferiram estatisticamente entre si para todos os componentes avaliados, exceto para o diâmetro da lesão, onde somente o genótipo 'CNPH 416.81.01.02' diferiu dos genótipos resistentes. O período latente foi significativamente diferente em genótipos resistentes e suscetíveis no campo, casa de vegetação e câmara de crescimento, e variou entre seis e 11 dias. Tamanho de lesão não foi um bom indicador para separar genótipos quanto à resistência, por ser um caráter bastante influenciado pelo ambiente. O número de lesões e o período latente apresentaram-se como caracteres fáceis e rápidos de serem avaliados; estes componentes explicam, em grande parte, a resistência observada nos genótipos avaliados pelo sistema de notas
Thesagro: Bactéria
Crescimento
Doença
Genótipo
Lesão
Lycopersicon Esculentum
Resistência
Tomate
Data Created: 2008-02-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fb-2005.pdf485,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace