Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/216527
Title: Heterose para teor de proteína no grão em cruzamentos entre populações de milho derivadas de híbridos comerciais.
Authors: JESUS, W. C. de
BRASIL, E. M.
OLIVEIRA, J. P. de
PINTO, G. R. C.
CHAVES, L. J.
RAMOS, M. R.
Affiliation: WESLEY CABRAL DE JESUS, Secretaria da Fazenda-Governo do Estado de Mato Grosso; EDWARD MADUREIRA BRASIL, UFG; JAISON PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; GLADYS RODRIGUES COSTA PINTO, UFG; LAZARO JOSÉ CHAVES, UFG; MICHELE RIBEIRO RAMOS, UFG.
Date Issued: 2008
Citation: Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 38, n. 1, p. 32-38, mar. 2008.
Description: Uma das maiores preocupações do melhoramento genético do milho, ao longo dos anos, foi aumentar sua produção,sem diminuir sua qualidade nutricional. Este trabalho objetivou avaliar populações F2 de milho com endosperma normal e seus cruzamentos, quanto ao teor de proteína total, determinando-se a heterose e seus componentes. A metodologia utilizada para as determinações da proteína total no grão foi aquela proposta pela AOAC "official methods of analysis", a qual foi adaptada e adotada pelo CIMMYT (Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo). A análise estatística dos dados foi realizada pelo modelo IV de Gardner & Eberhart (1966), para análise de cruzamentos dialélicos. A operação fundamental para estimação dos parâmetros, bem como para cálculo das somas de quadrados,foi a determinação de quadrados mínimos ordinários. Observou-se significância para todos os efeitos do modelo adotado.Destacaram-se, para o caráter teor de proteína total no grão, os genitores AG-6690 e ZN-8486, bem como a combinação híbridaP30K75 x AG-6016.
Thesagro: Cruzamento Dialélico
Milho
Zea Mays
Keywords: Proteína total
Endosperma normal
ISSN: 1517-6398
Language: Portugues
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pat-208.pdf40,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace