Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282195
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 28-Fev-2000
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: RESENDE, M. D. V. de
SIMEÃO, R. M.
FERNANDES, J. S. C.
STURION, J. A.
Informaçães Adicionais: Resende, M. D. V. de.; Sturion, J. A, pesquisadores da Embrapa Florestas, Simeão, R. M., Biologa, doutoranda da UFPR; Fernandes, J. S. C. Prof. Depto de Genética da UFPR.
Título: Melhoramento genético e seleção em erva-mate (Ilex paraguariensis): contribuição e experiências de um século de melhoramento do chá-da-índia (Camellia sinensis).
Edição: 1998
Fonte/Imprenta: Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 37, p. 67-79, jul./dez. 1998.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Selecao clonal
Eficiencia seletiva
Estrategia de melhoramento
Clonal selection
Selective efficiency
Breeding strategies
Conteúdo: Existe uma grande similaridade entre os cultivos e utilizações do chá-da-índia e da erva-mate. O melhoramento genético do chá-da-índia iniciou-se no princípio deste século e muita experiência se acumulou nesta área, experiência esta que pode ser utilizada em benefício do melhoramento da erva-mate. O presente trabalho teve por objetivos analisar algumas técnicas e resultados obtidos com o melhoramento e seleção em chá-da-índia, visando gerar subsídios para o direcionamento e implementação de eficientes programas de melhoramento da erva-mate. Os pontos fortes do programa desenvolvido para o chá-da-índia e que podem ser aplicados ao melhoramento da erva-mate são: adoção de medições repetidas em cada planta; seleção com base na estabilidade de produção das plantas ao longo das safras; utilização de delineamentos experimentais com repetições para a recomendação de clones para plantio; realização de testes clonais em duas etapas (uma para eliminação dos piores clones e outra para a seleção final dos melhores clones). Como pontos fracos ou ineficientes do programa para chá-da-índia, que não devem ser utilizados no melhoramento da erva-mate citam-se: inexistência de programa de melhoramento a longo prazo, utilização de testes de progênies, visando à seleção de clones. Em termos de qualidade da bebida, grandes avanços foram obtidos através da realização de provas de degustação e análises bioquímicas e colorimétricas, as quais devem ser adotadas no melhoramento da erva-mate.
Ano de Publicação: 1998
ISSN: 0101-1057
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mresende2.pdf233,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace