Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282203
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 28-Fev-2000
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: LOURENÇO, R. S.
ANJOS, A. R. M. dos
MEDRADO, M. J. S.
LIBARDI, P. L.
Informaçães Adicionais: Lourenço, R. S.; Medrado, M. J. S, pesquisadores da Embrapa Florestas; Anjos, A. R. M., pesquisadora do CNPq - Bolsista Programa RHAE; Libardi, P. L., ESALQ.
Título: Efeito da aplicação do lodo de esgoto nos teores solúveis e totais de elementos do solo sob o sistema de produção de Bracatinga (Mimosa scabrella Benth.).
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 38, p. 39-65, jan./jun. 1999.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Macronutriente
Micronutriente
Elemento toxico
Metal pesado
Regiao Sul
Brasil
Macronutrients
Trace elements
Toxic elements
Heavy metals
Mimosa scabrella
Southern Brazil
Conteúdo: Lodo de esgoto aeróbico, calado e com 87% de umidade, produzido pela ETEBelém em Curitiba, PR, foi utilizado no sistema de produção da bracatinga (Mimosa scabrella Benth.), num ensaio de campo conduzido em Cambissolo álico epidistrófico Tb A húmico, no município de Colombo, PR. Foram testadas dosagens de até 70 t/ha (base úmida), distribuídas na superfície e não incorporadas ao solo. Análises químicas dos teores de nutrientes do solo em quatro profundidades (15, 30, 45 e 60 cm), decorridos 6 meses da aplicação, quando se cultivou, simultaneamente, feijão, milho e bracatinga, indicaram que: não houve variação nos teores de matéria orgânica, P, K, Cu, Fe, Mn e Zn solúveis; houve aumento do pH e diminuição do Al e do H+AI; houve aumento nos teores solúveis de Na e Ca+Mg; quanto aos teores totais, não houve diferença significativa nos teores de Al e Mg; o Ca aumentou, em função dos tratamentos, nos primeiros 15 cm de profundidade; o K aumentou com a profundidade mas não respondeu às doses de lodo aplicadas; os teores de P ficaram abaixo do limite de detecção. Concluiu-se que a adição do lodo de esgoto não produziu efeito significativo na variação das concentrações dos elementos no perfil do solo.
Ano de Publicação: 1999
ISSN: 1517-6371
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rlourenco2.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace