Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/289943
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 5-Ago-2008
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: HANSEL, F. A.
FOSSARI, T. D.
MADUREIRA, L. A. dos S.
Informaçães Adicionais: Fabrício Augusto Hansel, Embrapa Florestas; Teresa Domitila Fossari, UFSC; Luiz Augusto dos Santos Madureira, UFSC.
Título: Lipídios em sedimentos arqueológicos - resultados preliminares do sítio arqueológico Rio do Meio, Ilha de Santa Catarina (SC).
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, p. 133-140, 2008.
Idioma: en
Palavras-chave: Biomarcador
Arqueologia
Geoquímica orgânica
Conteúdo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a distribuição de lipídios em sedimentos arqueológicos do sítio Rio do Meio, Ilha de Santa Catarina. Nos extratos totais de lipídios, analisados por cromatografia gasosa e espectrometria de massas (CG e CG-EM), predominaram os compostos ácidos e álcoois saturados. Foram detectados pelo menos dois tipos de matéria orgânica: uma antiga e outra comparativamente recente. Na primeira, o extrato total de lipídios foi dominado por ácidos graxos de cadeias curtas (< Ac20:0), com menor percentagem de ácidos e álcoois de cadeias longas (> Ac20:0 e Al20:0). Em contraste, na deposição classificada como recente, foram identificados em maiores teores os ácidos e álcoois de cadeias longas (> Ac20:0 e Al20:0). Neste estudo, foi possível observar a incorporação de material orgânico procedente de fontes de origem vegetal, bacteriana e, possivelmente, animal (gorduras) nos sedimentos arqueológicos analisados.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13.pdf234,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace