Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312967
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOLZON de MUNIZ, G. I.
MAGALHÃES, W. L. E.
MARQUES, G. L. M.
Title: Seleção e classificação por método óptico - espectroscopia no infravermelho - nir - na ocorrência de fungos manchadores nas lâminas de madeira de Pinus taeda L.
Publisher: In: SEMINÁRIO SOBRE A APLICAÇÃO DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM MADEIRA E MATERIAIS À BASE DE MADEIRA, 1., 2006, Itatiba. [Anais]. [São Paulo]: ABENDE, 2006.
Pages: 6 p.
Language: pt_BR
Keywords: Fungo manchador
Método óptico
Método não destrutivo
Infravermelho próximo
NIR.
Description: A espectrofotometria na região do infravermelho próximo (NIR) tem sido freqüentemente aplicada como um método analítico que fornece resultados rápidos e satisfatórios, possibilitando a realização de análises não-destrutiva, com aplicação de métodos quimiométricos. A técnica baseada na espectroscopia no infravermelho próximo consiste em medir a interação da radiação eletromagnética com as espécies químicas presentes em uma amostra na região espectral de 800 a 2500 nm, obtendo-se informações que permitem uma análise qualitativa e/ou quantitativa. Neste estudo foram processadas 1200 amostras (25x3x148mm) de lâminas de madeiras de Pinus taeda, sendo que 250 amostras para a criação do modelo, e o restante para a validação da classificação. Os espectros foram obtidos com equipamento portátil da Ocean Optics USB 2000, usando-se uma esfera integradora no intervalo espectral de 400 a 1000 nm. Aplicou-se a 2ª derivada no sinal e, após isso, o PCA, com 10 componentes principais. A classificação pelo método óptico mostrou-se eficiente e rápida.
Thesagro: Madeira
Pinus Taeda.
Data Created: 2007-04-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
digitalizar0009.pdf5,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace