Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/315463
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: RACHWAL, M. F. G.
CURCIO, G. R.
DEDECEK, R. A.
Additional Information: Marcos Fernando Gluck Rachwal, Embrapa Florestas; Gustavo Ribas Curcio, Embrapa Florestas; Renato Antonio Dedecek, Embrapa Florestas.
Title: A influência das características pedológicas na produtividade de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild.), Butiá, RS.
Publisher: Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, n. 56, p. 53-62, jan./jun. 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Fertilidade de solo
Classe de solo
Produção de madeira.
Description: O desenvolvimento da acácia-negra é diferenciado em solos com características distintas. Para avaliar esta influência, foram quantificados os parâmetros de crescimento e a produção de madeira, em cinco classes de solos com diferentes características morfológicas, químicas e físicas, em povoamentos comerciais com sete anos de idade, da SETA S.A., no Município de Butiá, RS. Investigou-se o crescimento da acácia em Argissolo Vermelho, Argissolo Vermelho-Amarelo, Cambissolo, Neossolo Litólico e Neossolo Regolítico. Foram realizadas análises químicas e granulométricas nos horizontes superficiais e subsuperficiais dos solos e físico-hídricas apenas no horizonte superficial. Nas árvores, determinaram-se DAP, altura, espessura de casca e volume de madeira. Nos Argissolos Vermelho e Vermelho-Amarelo e no Cambissolo, que ofereceram maiores reservas de nutrientes e maior profundidade efetiva, a produção de madeira por hectare foi 30 % superior àquela produzida nos Neossolos Litólico e Regolítico que, além de mais rasos, apresentaram condições químicas menos favoráveis
Thesagro: Acácia Mearnsii.
Data Created: 2009-02-04
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5Rachwaletal.pdf55,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace