Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31599
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Mar-2009
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MASSRUHÁ, S. M. F. S.
SOUZA, K. X. S. de
MEIRA, C. A. A.
OLIVEIRA, S. R. de M.
LIMA, H. P. de.
Informaçães Adicionais: SILVIA MARIA FONSECA SILVEIRA MASSRUHÁ, CNPTIA; KLEBER XAVIER SAMPAIO DE SOUZA, CNPTIA; CARLOS ALBERTO ALVES MEIRA, CNPTIA; STANLEY ROBSON DE MEDEIROS OLIVEIRA, CNPTIA; HELANO POVOAS DE LIMA, CNPTIA.
Título: Sistemas computacionais inteligentes na agricultura.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 1., 2008, Brasília, DF. Comunicações Selecionadas. Brasília, DF: Embrapa, 2008. Não paginado.
Idioma: pt_BR
Notas: Disponível também online.
Palavras-chave: Sistemas inteligentes
Monitoramento de plantas
Inteligência computacional
Conteúdo: Neste novo cenário agrícola onde o país deverá aumentar a eficiência de seus sistemas produtivos através do uso otimizado de insumos agrícolas, água e energia, a tecnologia de informação-TI é um dos pilares de uma revolução que tem como aliados nanotecnologia, biotecnologia e ciência cognitiva. Nessa nova era, o valor não está mais no domínio da informação, mas sim no conhecimento embutido. Sistemas inteligentes são exemplos de sistemas que utilizam a TI para manipular conhecimentos com benefícios quantitativos e qualitativos. Inteligência Computacional-IC é utilizada na construção de sistemas inteligentes de suporte à decisão, modelagem, previsão, automação, reconhecimento de imagens, mineração de dados/textos e até em áreas como visão computacional. Técnicas como lógica difusa e redes neurais têm sido aplicadas em várias áreas da agricultura como diagnóstico e predição doenças de plantas, modelagem de crescimento de plantas, previsão de mudanças climáticas entre outros. Desenvolvimentos recentes em abordagens sistêmicas, matemática e computação permitirão entender o mundo natural, a sociedade e a pesquisa científica como sistemas complexos e fortemente acoplados. Técnicas de IC tornam-se importantes para emular esses sistemas na agricultura. Poderia se pensar desde sistemas inteligentes que monitorariam constantemente as condições e necessidades das plantas, animais e insumos de uma fazenda controlada remotamente até a construção de robôs humanóides para auxiliar no campo.
Thesagro: Tecnologia da informação
Agricultura
NAL Thesaurus: Information technology
Agriculture
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
123sistscomputsinteligentessilviamassruhacnptia08222009.pdf43,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace