Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/316047
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Jun-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PERONI, N.
REIS, M. S. dos R.
MAZZA, M. C. M.
FELIPPON, S.
MATTOS, A.
MARQUES, A. da C.
WEIRICH, R. O.
BARROS, K. F. de
MALYSZ, M.
STEENBOCK, W.
Informaçães Adicionais: NIVALDO PERONI, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais; MAURÍCIO SEDREZ DO REIS, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais; MARIA CRISTINA MEDEIROS MAZZA, CNPF; SAMANTHA FELIPPON, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais; ANDREA MATTOS, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais; ANÉSIO DA CUNHA MARQUES, ICMBio; REMI OSVINO WEIRICH, ICMBio; KARINA FERREIRA DE BARROS, ICMBio; MARCELO MALYSZ, URI-RS; WALTER STEENBOCK, ICMBio.
Título: Conhecimento ecológico local, conservação e uso de recursos vegetais no entorno da Flona de Três Barras: informações preliminares.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FLORESTA NACIONAL DE TRÊS BARRAS, 1., 2009, Três Barras. Uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e conservação da natureza: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2009.
Idioma: pt_BR
Notas: Resumo expandido.
Palavras-chave: Pesquisa-participativa
Floresta Nacional
Produto florestal não madeireiro
Paisagem cultural.
Conteúdo: Foi realizado um levantamento etnobotânico no entorno da FLONA de Três Barras com o objetivo de conhecer as principais espécies usadas por moradores de comunidades que interagem com os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista. Este levantamento subsidia o Projeto ?Rede para geração do conhecimento na conservação e utilização sustentável dos recursos florestais não madeiráveis da Floresta Ombrófila Mista?, Conservabio, que pretende combinar o conhecimento científico ao conhecimento tradicional. O trabalho foi desenvolvido nas comunidades de Colônia da Escada, Município de Irineópolis, e na comunidade de Campininha, Município de Três Barras, ambas em SC. Foram usadas ferramentas da pesquisa participativa, combinadas às ferramentas da pesquisa etnobotânica. Foram citadas 142 espécies em Colônia da Escada, com total de 362 citações de usos, enquanto que em Campininha foram citadas 97 espécies, totalizando 247 usos. Foram realizadas oficinas para determinar quais seriam as espécies prioritárias, chegando a um consenso sobre aquelas mais importantes em cada comunidade. Para cada espécie foram ainda discutidas as principais demandas existentes entre os moradores locais. A construção desta lista final combina as perspectivas e habilidades dos pesquisadores, interessados na autoecologia das espécies, na genética dessas populações, na organização e manejo das paisagens antrópicas, assim como das cadeias produtivas atuais e potenciais, aos conhecimentos tradicionais locais e demandas dos moradores em relação às espécies.
Thesagro: Etnobôtanica.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConhecimentoEcologico.pdf260,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace