Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31625
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GOMES, M. A. F.
PEREIRA, A. S.
QUEIROZ, S. C. do N. de
FERRACINI, V. L.
JARDIM, I. C. S. F.
PAULA, M. M. de
DIOGO, A.
Additional Information: MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; ANDERSON SOARES PEREIRA, CNPMA; SONIA CLAUDIA DO N DE QUEIROZ, CNPMA; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; ISABEL CRISTINA SALES FONTES JARDIM, UNICAMP; MÁRCIA MARIA DE PAULA, FIMES; ALCEBÍADES DIOGO, SEAGRO.
Title: Movimento do herbicida imazetapir em um neossolo quartzarênico típico e em um latossolo de textura média das nascentes do rio Araguaia, município de Mineiros (GO).
Publisher: Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, Curitiba, v. 18, p.115-122, jan./dez. 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Aqüífero Guarani
Neossolo
Avaliação de risco
Description: O movimento do herbicida imazetapir foi analisado em Neossolo Quartzarênico Órtico típico (RQo) e em Latossolo Vermelho-Amarelo textura média (LVAq), sob cultivo de soja, tipicamente representativos das áreas de recarga do aqüífero Guarani na região das nascentes do rio Araguaia, GO/MT, tendo como fatores influenciadores a condutividade hidráulica (K), o teor de carbono orgânico (CO) e o teor de argila (TAr). Corroboram com a condutividade hidráulica os fatores porosidade total (nt), microporosidade (nmi), macroporosidade (nma) densidade do solo (Ds) e capacidade de campo (Cc). O presente estudo foi realizado em colunas de solos indeformados, com aplicação do produto comercial (Pivot) contendo o herbicida em discussão. Esses parâmetros evidenciaram certa influência na movimentação vertical do herbicida imazetapir, aliados à sua condição aniônica na faixa de pH entre 5 e 8, típica dos solos em questão. Observou-se, por exemplo, valores de K com diferença significativa entre os dois solos, sendo superior no RQo, além de relação inversa entre teores de CO e de TAr e os valores de K dos dois solos, indicando serem aqueles parâmetros inibidores ou pouco favoráveis ao deslocamento do imazetapir no perfil do solo, principalmente por meio das pontes de hidrogênio e interações hidrofóbicas pela matéria orgânica. Os resultados aqui obtidos visam subsidiar estudos de avaliação de risco ambiental, sobretudo para água subterrânea, a partir de áreas de recarga de aqüíferos, naturalmente frágeis, com ênfase para o aqüífero Guarani.
Thesagro: Herbicida
Condutividade hidráulica
Latossolo
Águas subterrâneas
Impacto ambiental
NAL Thesaurus: Herbicides
Hydraulic conductivity
Environmental impact
Risk assessment
Data Created: 2009-03-03
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008AP35.pdf186,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace