Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/331660
Title: Disponibilidade de boro e correlação com carbono orgânico e argila em horizontes superficiais de solos do Estado do Rio de Janeiro.
Authors: VALLADARES, G. S.
PEREIRA, M. G.
SOUZA, J. M. P. F. de
PEREZ, D. V.
ANJOS, L. H. C. dos
Affiliation: GUSTAVO SOUZA VALLADARES, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; JOSÉ MÁRIO PIRATELLO FREITAS DE SOUZA, UFRRJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ.
Date Issued: 1996
Citation: In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO, 13.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 4.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 6.; REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 11., 1996, Águas de Lindóia. Solo suelo 96. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1996. 1 CD-ROM.
Description: A carência de boro é muito comum no Brasil, particularmente em solos que possuem textura arenosa e baixos conteúdos de matéria orgânica, já que esta é a principal fonte deste nutriente para as plantas. A deficiência de boro também pode ser verificada em solos alcalinos e naqueles que apresentem elevados teores de cálcio. Esta deficiência deve-se a fixação deste elemento em conseqüência do aumento da relação cálcio/boro. Diversas propriedades do solo podem influenciar na sua sorção, dentre estas destacam-se os teores de argila e matéria orgânica e os óxidos de ferro e alumínio; sendo que estes últimos adsorvem grandes quantidades de boro, ocorrendo a adsorção máxima na faixa de pH entre 7,0 e 9,0. Embora a matéria orgânica seja considerada a principal fonte boro no solo, correlações positivas foram verificadas entre o teor de matéria orgânica e a adsorção de boro, especialmente para valores de pH entre 7,0 e 8,5. O objetivo deste estudo foi correlacionar os teores de boro e os teores de carbono orgânico e de argila em amostras superficiais de solos.
Thesagro: Adsorção
Keywords: Micronutrientes
Disponibilidade de nutrientes
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Disponibilidade-de-boro-e-correlacao-com-carbono-organico-1996.pdf82,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace