Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339764
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Fev-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, A. B. da
GOMES, E. C
ACCIOLY, L. J. de O.
SOUSA, A. R. de
SILVEIRA, H. L. F. da.
Informaçães Adicionais: ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; Elmo Clark Gomes, Eng. Agrônomo; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; Antonio Raimundo de Sousa, IPA; HILTON LUIS FERRAZ DA SILVEIRA, CNPS.
Título: Caracterização dos principais solos do Município de Feliz Deserto Alagoas.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: ambientes
caracterização
potencial
Conteúdo: A caracterização e a espacialização dos solos constituem informações fundamentais para avaliar o seu comportamento sob diferentes tipos de exploração. Este estudo teve como objetivos realizar o levantamento de solos do município (escala 1:100.000) e disponibilizar informações sobre as características dos solos, visando subsidiar o planejamento agroambiental. Feliz Deserto localiza-se na Mesorregião Geográfica do Leste Alagoano. Ocupa uma área de 92 km2 e tem como atividades principais o cultivo de cana-de-açúcar e coco. A descrição dos perfis e a classificação dos solos foram feitas de acordo com as normas do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Neste estudo foram identificados e mapeados Argissolos, Gleissolos e Neossolos Quartzarênicos. Os Argissolos das unidades PAd1 e PAd2 apresentam potencial agrícola, desde que seja corrigida a fertilidade e usadas práticas de manejo e conservação de solos. Na unidade PVAd, os Argissolos com relevo forte ondulado devem ser destinados à preservação ambiental. Fazendo-se a drenagem e corrigindo-se a baixa fertilidade dos solos, a unidade GXd (Gleissolos e Neossolos Flúvicos) passa a apresentar alto potencial para produção de hortaliças, cana-de-açúcar e pastagens. A unidade RQog (Neossolos Quartarênicos e Espodossolos) apresenta potencial muito baixo para lavouras.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab2948730.pdf188,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace