Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339787
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Fev-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PRADO, R. B.
BARCELLOS, T. B. C
SCHULER, A.
DONAGEMMA, G. K.
GONÇALVES, A. O.
MACEDO, J. R. de
POLI, R. de
TAVARES, N. da S.
JUSTEIN, R.
HISSA, H. R.
Informaçães Adicionais: Rachel Bardy Prado, Embrapa Solos; Thays Barbosa Campos Barcellos, PUC-Rio; Azeneth Schuler, Embrapa Solos; Guilherme Kangussú Donagemma, Embrapa Solos; Alexandre Ortega Gonçalves, Embrapa Solos; José Ronaldo de Macedo, Embrapa Solos; Ronaldo de Poli, FEEMA; Natalícia da Silva Tavares, FEEMA; Renê Justein, FEEMA; Helga Restum Hissa, Embrapa Solos.
Título: Potencialidades e fragilidades do meio físico em relação ao manejo da terra em microbacias do Norte e Noroeste Fluminense.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: microbacias
meio físico
potencialidades e fragilidades
Conteúdo: O presente estudo se propôs a caracterizar os aspectos do meio físico e identificar as potencialidades e fragilidades, em relação ao manejo, das microbacias dos córregos, Santa Maria, Caixa D?água e Brejo da Cobiça (RJ). Foram obtidos dados em campo e laboratório, além de informações secundárias sobre o clima, relevo, água, solo e uso e cobertura da terra. Os mapas foram processados no ArcGIS 9.1 da ESRI. Foi observado que todas as microbacias possuem certas potencialidades. Por outro lado, suas fragilidades se destacam, às vezes pelas próprias características do meio físico, mas em grau mais elevado, devido ao manejo inadequado dos recursos naturais. Estes resultados deverão subsidiar o planejamento e gestão de microbacias hidrográficas no Norte e Noroeste Fluminense.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab1326293.pdf388,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace