Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339807
Title: Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos culturais em áreas de plantio de soja (Glycine max) sob plantio direto no Cerrado Goiano.
Authors: ROSSI, C. Q.
PEREIRA, M. G.
POLIDORO, J. C.
GIÁCOMO, S. G.
BETTA, M.
Affiliation: CELESTE QUEIROZ ROSSI, UFRRJ
MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ
JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS
SIMONE GUIMARÃES GIÁCOMO, UFRRJ
MARCONI BETTA, FESURV.
Date Issued: 2008
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2008. 1 CD-ROM. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Description: A avaliação da decomposição dos resíduos vegetais adicionados ao solo pelas plantas de cobertura permite uma melhor compreensão do fornecimento de nutrientes para as culturas de interesse comercial. O objetivo do trabalho foi avaliar a taxas de decomposição e a dinâmica da liberação de N de resíduos culturais na entre safra da Soja sob plantio direto. Os resíduos utilizados foram a braquiária (Brachiaria sp.) e sorgo (Sorghum bicolor L. Moench). A produção média de biomassa de braquiária foi de 6,1 Mg ha-1 e de 3,8 Mg ha-1 no tratamento com sorgo. A decomposição da matéria seca e a liberação de nutrientes foram monitoradas por meio de coletas dos resíduos contidos em sacolas de decomposição, realizadas 15, 30, 60, 90, 120 dias após a adição das sacolas de decomposição nas áreas de estudo. Os T1/2 da massa seca remanescente diferiram estatisticamente entre os sistemas avaliados. A braquiária apresentou menores valores de meia vida quando comparados ao sorgo. Este comportamento pode ser atribuído provavelmente, às grandes quantidades de biomassa acumulada pela braquiária, favorecendo maiores teores de umidade no solo, e uma menor relação C/N da braquiária quando comparada ao sorgo.
Thesagro: Decomposição
Keywords: Resíduos culturais
Braquiária
Plantio de soja
Goiás
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trab4392165.pdf119,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace